Escola de Formação e Criação do Ceará

11209731_1234615569898502_1327950804377876986_n

IFoto realiza “Olhares Refletidos” com Fernando Jorge, no Porto Iracema

portoiracemadasartes untitled 3 1

 

Em parceria com o Instituto de Fotografia (IFoto), a escola Porto Iracema das Artes recebe o “Olhares Refletidos”, um dos eventos mais antigos do Instituto de Fotografia (Ifoto), que trará como convidado, o fotógrafo e professor Fernando Jorge. O evento vai acontecer no dia 21 de fevereiro, às 19h30, no auditório do Porto Iracema, com entrada gratuita. Fernando Jorge apresentará alguns ensaios experimentais e seus processos, no qual promove o cruzamento entre o referente e o suporte, a película fotográfica na construção da imagem.

Nesse evento, constitui-se uma ação onde um determinado fotógrafo é convidado para discutir e apresentar aspectos de sua obra, seja em termos gerais ou mais específicos, a exemplo de um livro, de um trabalho de destaque, de um conjunto de ensaios que dialoguem ou de um processo de trabalho. Desde o seu advento, o “Olhares Refletidos” já trouxe nomes como Alexandre Sequeira, Guy Veloso, Mestre Julio, Jarbas Oliveira e Dirceu Maués, dentre outros.

O convidado dessa edição, Fernando Jorge, explora as temáticas do acaso, o incerto e o experimental com a intenção de retratar a impermanência do registro e do suporte que o acolhe. Com uma visão poética da fotografia, frente a instantaneidade da produção de imagens atualmente, insere o seu trabalho de forma a subverter a própria noção de tempo na fotografia. Seu suporte também é o objeto fotográfico ao compor e construir a imagem. Dentro do seu projeto, Fernando Jorge lançou aqui na escola Porto Iracema das Artes, o seu livro “Memento Mori”, que aborda a relação do ser humano com a morte.

IFoto
O Instituto de Fotografia é uma organização não governamental (ONG)que tem como objetivos desenvolver, promover e produzir programas e ações para o estímulo à produção, valorização e difusão da Fotografia na amplitude de sua aplicabilidade, inclusive voltada para as áreas Artística, Cultural, de Meio Ambiente e de Turismo.

Fernando Jorge
Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia, com Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da Universidade Federal do Ceará. Já expôs em mostras coletivas, como os Encontros de Agosto 2011, 2012 e 2014, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e a exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, e participou das revistas Olho de Peixe #2 e #3. Sua produção fotográfica é de aspecto autoral e documental.

SERVIÇO:
“Olhares Reletidos”, com Fernando Jorge
Quando: 21 de fevereiro às 19h30
Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)
Entrada gratuita.