Escola de Formação e Criação do Ceará

foto em prosa Galba (2)

Ifoto realiza 3° edição do Foto em Prosa com fotógrafo Galba Nogueira

portoiracemadasartes foto em prosa galba 2

Ifoto realiza 3° edição do Foto em Prosa com fotógrafo e sociólogo Galba Nogueira no Porto

A escola Porto Iracema das Artes, em parceria com o Instituto de Fotografia (Ifoto), recebe mais uma edição do “Foto em Prosa”, um dos eventos mais importantes da instituição, dessa vez com a mediação do fotógrafo Galba Nogueira, que vai apresentar ao público o seu ensaio “Exposição de Motivos: Olhar na Orla”, no dia 19 de abril, às 19h30 no auditório do Porto Iracema. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. O trabalho que será mostrado, surge através de fotografias como percursos, como instrumento de captação da rotina urbana e de seus contrastes sociais à beira mar.

Nos cerca de 5 Km que ligam o Poço da Draga ao Mucuripe, o fotógrafo e sociólogo Galba Nogueira elege seu espaço de atuação: a beira-mar. Neste itinerário o encontro com os seus personagens se traduzem no ensaio “Exposição de Motivos: Olhar na Orla”. Em processo de construção, o trabalho trata da fotografia como percurso, como instrumento de captação da rotina urbana e de seus contrastes sociais, é uma narrativa do caminhante, que abraça através da lente, o sintoma, um pedaço entre outros , da Cidade em desequilíbrio.

“Todos os sentidos direcionados ao sair pra rua com a câmera na mão: Visão, audição, olfato, tato e o paladar que mede o resultado da imagem, são personagens que ficam ou passam do Poço ao Mucuripe. A maresia enobreceu ali todos estão iguais. O ensaio é uma narrativa do caminhante, que abraça através da lente, o sintoma, um pedaço entre outros , da Cidade em desequilíbrio”, revela o fotógrafo.

Galba Nogueira

Galba Nogueira, fotógrafo com formação acadêmica em Sociologia. Começou a vida artística em 1993, nas Artes Cênicas . Em 2007 iniciou sua pesquisa sobre a cidade e sua constituição urbana, dirigindo e atuando em espetáculos teatrais de Rua. Iniciou a fotografia em 2010, dando continuidade a mesma pesquisa sobre Cidade. Em 2014 foi contemplado com premio Chico Albuquerque de Fotografia. Teve sua foto Capa da Revista de Ciências Sociais “Política & Trabalho” Universidade Federal da Paraíba. Foto Capa da Revista “Esticadores do Amanhã” ADITAL, Agencia de Información Frey Tito para América Latina. Vencedor do concurso foto do Dia no site na National Geographic Brasil, ( foto na Ponte Velha/ Poço da Draga ) no mesmo ano, ficou entre as fotografias Top 10, das mais compartilhadas do Site. Em 2017 venceu o concurso da foto do mês ( foto no Mucuripe) no Site Iphoto Editora.

SERVIÇO:

Foto em Prosa com o fotógrafo Galba Nogueira

Quando:19 de abril, às 19h30

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160-Praia de Iracema)

Programação Gratuita.

Mais informações: (85) 3219.5842