Loading...

Grupo Teatro de Caretas inicia temporada de apresentações pelo país

Grupo Teatro de Caretas inicia temporada de apresentações pelo país

O Grupo Teatro de Caretas, que integrou o Laboratório de Pesquisa Teatral da escola Porto Iracema das Artes em 2014, inicia uma temporada de viagens pelo país com os espetáculos “Final de Tarde”, “A Casa da Mãe Joana” e ainda com o lançamento do livro “Teatro de Rua”. A partir de parcerias que estebelece com os diversos grupos e eventos pelo Brasil, a companhia passará por São Paulo(SP), Rondônia(RO) e Acre(AC).

O espetáculo “Final de tarde” foi resultado do projeto trabalhado em 2014 na escola Porto Iracema das Artes, intitulado “A Cidade como Dramaturgia: Uma Experiência de Atuação na Rua”, sob a tutoria do diretor teatral André Carreira, professor do programa de Pós Graduação em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina.

A temporada de apresentação vai iniciar no XX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, que acontecerá em Prudente (SP) entre os dias 29 de junho e 2 de julho. Em julho, o grupo parte para Rondônia para compor a programação do Festival Amazônia em Cena na Rua, dos dias 24 a 30 de julho. Em seguida, de 1° a 7 de agosto, os cearenses participam do Festival Matias de Teatro de Rua, no Acre. Em 2017, o grupo passou pela região centro-oeste.

O Grupo Teatro de Caretas é formado por artistas que pesquisam linguagens contemporâneas para um teatro que tem como referência as tradições populares do Nordeste, possibilitando juntar arte e política, tendo como direção o reforço de movimentos sociais. A equipe do Teatro de Caretas é formada por atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e pensadores da arte e o teatro.

 

Lançamento do livro “Teatro de Rua”

Organizado por Vanéssia Gomes, Licko Turle e Jussara Trindade, o livro foi lançado em Fortaleza dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que aconteceu em abril desse ano. “Teatro de Rua- Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede”, reúne diversos olhares de algumas práticas e experiências artísticas de artes cênicas feitas pelas ruas do Brasil, que deu origem à pesquisa que norteia o trabalho do grupo.

Editada pela Aldeia Casa Viva, a publicação traz textos de Amir Haddad (RJ), André Carreira (SC), Mirtthya Guimarães (PB), Narciso Telles (MG) e outros atores e diretores integrantes de coletivos de teatro Brasil afora. O livro pode ser adquirido na sede do Cena Casarão (Rua Floriano Peixoto, 1437- Centro) e pelo e-mail: vanessiagomes@gmail.com.

 

X