Escola de Formação e Criação do Ceará

luiz-santos_capa-site (1)

Fotógrafo e retratista Luiz Santos realiza bate-papo no Porto Iracema sobre a residência artística no Poço da Draga

Na próxima terça-feira, 13 de novembro, às 18h, o fotógrafo e retratista pernambucano Luiz Santos vai realizar na sala A5 da escola Porto Iracema das Artes um bate-papo sobre a Residência artística realizada por ele na comunidade Poço da Draga. A atividade é uma realização do programa de Fotopoéticas do Porto Iracema e do Fotofestival SOLAR, projeto conduzido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Instituto Dragão do Mar (IDM). O acesso à atividade é gratuito e aberto a todos os interessados em fotografia, teatro, literatura encenada e cinema. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, até completar a lotação da sala.

Nesta conversa, o artista irá dialogar com o público sobre as futuras atividades que vão compor essa residência artística, com previsão de quatro meses de duração e encontrar pessoas que queiram interagir com o projeto. A residência tem como objetivo promover relações colaborativas com a população da localidade, que facilitem atividades criativas e de educação, nas áreas de fotografia, literatura, teatro e cinema, de forma integrada ou separada.

Luiz Santos já realizou a primeira etapa do projeto, constante de aproximação, estabelecimento de parcerias, contatos com personagens, conversas com moradora(e)s e visita guiada. Foram feitas, ainda, em dois pontos da comunidade, duas sessões de retratos lambe-lambe da população, além de um curso de formação em filmagem com smartphones. Estão previstas outras ações, como teatro filmado, literatura encenada, projeções de filmes e fotografias, oficinas de diversas linguagens, performances por artistas convidada(o)s, entrevistas em vídeo com moradora(e)s, saídas fotográficas etc.

Sobre Luiz Santos
Luiz Santos é retratista fotográfico; cinevideofazedor; colecionador de bugigangas; educador para o olhar; artista com tempo; jardineiro amador; notório saber em tentar de novo ao se dar mal; autor de livros; coordenador de projetos culturais e editor. Suas principais áreas de interesse são educação; fotografia e suas práticas experimentais; cinema; ofícios tradicionais em extinção ou já extintos; poesia; filosofia; saúde mental; ambientes colaborativos; comunidades presenciais e multipaisagens.

Serviço
O quê: Bate-papo com Luiz Santos sobre a Residência Artística no Poço da Draga
Quando: 13 de novembro, às 18h
Onde: sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Vagas por ordem de chegada até a lotação da sala
Gratuito

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Publicado em 09/11/2018)