Escola de Formação e Criação do Ceará

foto em prosa Felipe (2)

Foto em Prosa apresenta o artista visual Felipe Camilo

foto em prosa Felipe 2

Ifoto realiza mais uma edição do Foto em Prosa com o artista visual Felipe Camilo

A escola Porto Iracema das Artes, em parceria com o Instituto de Fotografia (Ifoto), recebe mais uma edição do “Foto em Prosa”, um dos eventos mais importantes do Instituto, dessa vez com a presença do artista plástico Felipe Camilo, que vai apresentar sua pesquisa desenvolvida em 2016, Perecível, retratos e paisagens captadas dos bairros históricos de Fortaleza revelados sobre clorofila das folhas. O evento será no dia 25 de maio, às 19h30, no auditório do Porto Iracema, com entrada gratuita e aberta ao público.

Perecível é uma coletânea de retratos e paisagens nos bairros históricos de Fortaleza, revelados sobre a clorofila das folhas mais comuns aos jardins dos condomínios que a construção civil prolifera pela cidade. Se por um lado as folhas da arquitetura contemporânea constrangem as formas dos rostos e dos prédios antigos, por outro a bricolagem de faces e de edifícios captura a efemeridade do ‘suporte-folha’ para nos indagar sobre as relações entre memória e duração – sobre a passagem do tempo na cidade e nos citadinos.

Os registros são resultado de um passeio pelo centro comercial, pela praia de Iracema, mas sobretudo pela Jacarecanga, bairro órfão das elites da metrópole – lá onde se percebe em seus casarões e idosos vestígios de uma cidade que envelhece. Vetor de ressignificação, nascida de uma tripla devoração – do sol, do fotógrafo e do urbanismo.

Felipe Camilo é artista visual e pesquisador. Dedica-se ao documental e à experimentação em fotografia e cinema. Realizou exposições, cursos, intervenções urbanas e curtas de documentário e ficção. Doutorando em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, atuou como professor em universidades e em equipamentos públicos de arte no estado – desenvolve projetos que discutem memória, cidade, patrimônio, especulação imobiliária, segregação; e tem investigado formas de levar a fotografia para a rua, com materiais precários, efêmeros.

SERVIÇO:
Foto em Prosa com Felipe Camilo
Quando: 25 de maio às 19h30
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160-Praia de Iracema)
Programação Gratuita.
Mais informações: (85) 3219.5842