Escola de Formação e Criação do Ceará

unnamed (3)

“Férias no Dragão” traz palestra gratuita com Massimo Canevacci nesta quarta-feira

 

portoiracemadasartes unnamed 3

Antropólogo italiano discute “Arte, Cidade e Narrativas Visuais” em conferência de lançamento da nova edição da Revista de Ciências Sociais da UFC

Desde o dia 6 de janeiro, o Dragão do Mar oferta uma extensa e diversificada programação para receber seus milhares de visitantes neste período de alta estação. Até o dia 18 de fevereiro, o “Férias no Dragão – Ceará em Alta” segue com dezenas de atrações em música, teatro, dança, cinema e artes visuais, apresentações em sua maioria gratuitas, realizadas nos vários espaços do Dragão do Mar. Além de uma rica programação cultural, o projeto promove o pensamento, a partir da realização de debates e oficinas com entrada franca.

Nesta quarta-feira (18), o Dragão do Mar, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza o lançamento do Dossiê Especial da Revista de Ciências Sociais da UFC, volume 47, número 1. O acesso é gratuito, com vagas limitadas à capacidade do espaço.

 

A conferência contará com a participação da socióloga e professora da UFC, Glória Diógenes e do aclamado antropólogo e escritor italiano Massimo Canevacci, que irá proferir a palestra “Arte, Cidade e Narrativas Visuais”, às 19h, no auditório do Dragão do Mar.

 

Referência internacional na área de comunicação museal, Canevacci atua desde 1984 no Brasil como pesquisador convidado. É autor de “A cidade polifônica”, da editora Studio Nobel (1993), considerada uma obra fundamental para compreender a antropologia urbana por meio da mídia e da arquitetura.

Massimo Canevacci


É professor de Antropologia cultural da Universidade La Sapienza, em Roma, e integra o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. O etnógrafo é o criador e diretor da revista Avatar e da revista eletrônica ZON/A, especializada em temas ligados à antropologia, comunicação e artes visuais. Em 1995, recebe o titulo de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, pelas mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso, por sua pesquisa em São Paulo intitulada “A Cidade Polifônica”. Nesse premiado ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana, ele fala sobre o perder-se urbano, a partir de sua própria experiência quando da primeira vez que esteve em São Paulo em 1984. A experiência de perder-se, nas palavras do antropólogo, é vertiginosa nessa metrópole.
Nascido em Roma em 12 de agosto de 1942, Massimo Canevacci mora em São Paulo e é casado com a artista Sheila Ribeiro. Antropólogo italiano conhecido por seus trabalhos e estudos sobre metrópoles, cidades polifônicas e sincretismos, interessou-se ainda pela Antropologia da Família, organizou textos e uma introdução que
reconstitui a pluralidade das relações de parentesco nas sociedades ocidentais, orientais e nativas (ou “selvagens” no sentido de Lévy-Strauss); Antropologia do Cinema, onde trabalha a questão do sagrado tendo como objeto a questão imagética; Antropologia do Indivíduo, como em “São Paulo, a cidade Polifônica”, por encontrar
nessa metrópole diversas lógicas e uma recepção ao híbrido, ao sincrético, ao héteros (as diversas alteridades no interno de cada um).

 

Foi nomeado pela Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida a estrangeiros, em 1994, por sua pesquisa sobre a cidade de São Paulo, tornando-se Comendador do Brasil.

Férias no Dragão

O projeto Férias no Dragão – Ceará em Alta é uma realização do Instituto Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades, e patrocínio do Itaú.

 

Serviço: “Férias no Dragão” – Palestra com Massimo Canevacci
Dia: 18 de janeiro de 2017
Hora: 19h
Onde: Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito