Estado e Presença do Ator – Carlos Simioni

Carlos Simioni-01Oficina: Estados e presença do ator

Período/horário: 17/10, de 08h30 às 12h30 e de 14h às 18h

Vagas: 20

Pré-requisitos: idade a partir de 16 anos; ensino fundamental completo; ter experiências anteriores em teatro, dança e/ou performance.

Inscrições: até o dia 14/10

Ementa: Carlos Simioni, ator pesquisador, abordará suas pesquisas desenvolvidas no LUME por 29 anos: a presença do ator, emanação de energia e a construção do corpo interior. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Nesta oficina trabalharemos a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos LUME durante décadas de pesquisa teatral.

Professor: Carlos Simioni

Ator-pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME Teatro (Unicamp) em 1985. Atualmente participa dos espetáculos do LUME em repertório. Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO”- “Ponte dos Ventos” – Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator  e atua nos espetáculos “Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”,  sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret. É fundador e coordenador do PATUANÚ – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa, com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros. Desde 2007 é professor convidado da  Teaterhoyskolen Rodkild (Escola Superior de Teatro), na Dinamarca. Apresentou espetáculos, demonstrações e ministrou cursos nos seguintes países: Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte,  Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito,  Grécia, Nicarágua,  Escócia,  Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador e Polônia.