Escritora Veronica Stigger realiza master class no Porto Iracema

Escritora Veronica Stigger realiza master class no Porto Iracema

A escola Porto Iracema das Artes, através do Curso Básico de Artes Visuais, recebe a escritora, professora universitária e crítica de arte, Veronica Stigger para a master class “Corpos Selvagens”, no dia 23 de março, às 19h no auditório da escola, com entrada gratuita. O tema da master class será baseado na exposição ‘Variações do Corpo Selvagen: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo’.

“Corpos Selvagens” vai partir de uma reflexão sobre a antropofagia de Oswald de Andrade, no qual identificará como esta se reflete em certas experiências de Flávio de Carvalho e como é recuperada, algumas décadas depois por Hélio Oiticica, e por pensadores como Eduardo Viveiros de Castro, um dos maiores antropólogos da atualidade, para quem a antropofagia oswaldiana é a reflexão metacultural mais original produzida na América Latina até os dias de hoje.

Eduardo Viveiros de Castro é um dos mais reconhecidos antropólogos da atualidade tanto no Brasil quanto no exterior. O que poucos de seus leitores sabem é que, antes de se tornar antropólogo, ele foi fotógrafo, sendo responsável por algumas das imagens mais emblemáticas do artista plástico Hélio Oiticica, assim como pelas fotografias de cena de filmes do cineasta Ivan Cardoso (de quem também foi roteirista).

A partir do exame das fotografias dos parangolés de Oiticica em ação, realizadas por Viveiros de Castro, e da comparação destas com algumas das fotografias produzidas junto aos Araweté, a master class propõe uma reflexão a respeito da constituição do corpo e de como esta se dá no seio mesmo de uma dada comunidade, por meio de uma leitura cruzada entre o pensamento de Hélio Oiticica e o perspectivismo ameríndio descrito por Viveiros de Castro.

No vídeo abaixo, Veronica Stigger fala um pouco mais sobre Eduardo Viveiros, um dos assuntos que conduzirá o evento, veja:

Veronica Stigger
Veronica Stigger é escritora, professora universitária e crítica de arte. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela USP e realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, no MAC-USP e no IEL da UNICAMP. É autora de doze livros de ficção; entre os quais estão Os anões (Cosac Naify, 2010), Delírio de Damasco (Cultura e Barbárie, 2012), Opisanie świata (Cosac Naify, 2013) e Sul (34, 2016).

SERVIÇO:
Master Class ‘Corpos Selvagens’, com Veronica Stigger
Quando: 23 de março, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Entrada gratuita

Categorias: Sem categoria

Comentário Encerrados.