Escola de Formação e Criação do Ceará

Gonçalo Tavares

Escritor Gonçalo M. Tavares ministra workshop no Porto Iracema das Artes

Gonçalo Tavares

Escritor tem mais de 25 livros publicados e cerca de 400 traduções, com edições em 52 países, incluindo o Brasil

Reforçar a aproximação e o atravessamento das diversas linguagens artísticas e formativas por meio da criatividade. É com este objetivo que o Curso Técnico em Dança (CTD) e os Laboratórios de Criação trazem o escritor português Gonçalo M. Tavares para a escola Porto Iracema das Artes. O autor ministra o workshop “Criatividade, Imaginação e Linguagem” no próximo dia 1° de outubro, das 14h30min às 18h30min, no auditório da escola. A atividade é totalmente gratuita e aberta ao público.

 

A OFICINA

Com o conceito de habitar o entre, para além das fronteiras e dos oceanos, Gonçalo M. Tavares vai abordar as provocações nas diversas linguagens artísticas que dialogam com a corporeidade, a imagem, a escrita e a imaginação (literatura, dança, cinema, teatro). O escritor ainda apresentará ao público suas experiências a partir desses deslocamentos e trocas nos diversos polos culturais.

A coordenadora do Programa de Dança do Porto, Cláudia Pires, elucida que existe uma harmonia do trabalho feito por Gonçalo M. Tavares e dos processos formativos da escola Porto Iracema das Artes. Para ela, o encontro com o escritor é fundamental para diminuir as fronteiras entre as produções artísticas. “O Gonçalo é um artista, ele não tem e não quer ter uma denominação específica na obra dele. Pensando na dinâmica do Porto, que já é planejada para aproximar essas diferentes formações, esse momento com ele fortalece o conceito da escola de unir e traçar possibilidades de encontros com essas provocações artísticas”, explica.

GONÇALO M. TAVARES

Por ser um escritor que perpassa as múltiplas regiões artísticas e ter um obra prolífica, a literatura de Gonçalo Tavares tem originado diversas obras no teatro, nas artes plásticas e no audiovisual. Em Portugal, o escritor recebeu importantes comendas, como o Prêmio José Saramago 2005, o Prêmio LER/Millennium BCP 2004, Prémio Internazionale Trieste em 2008 na Itália, Prêmio Belgrado Poesia em 2009 na Sérvia, entre outros.

Gonçalo M. Tavares estreou no mundo da literatura em 2001 com Livro da Dança, pela editora Assírio e Alvim e vem se firmando como uma das maiores vozes do romance português contemporâneo, com mais de 25 títulos publicados. Uma de suas obras foi considerada pela revista francesa “Le Figaro Magazine” como um “Kafka português”. O romance “Jerusálem”, também de sua autoria, integra a edição européia de “1001 Livros para Ler Antes de Morrer”. Seu livro mais recente é “A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado”, da Bertrand Editora.

 

Serviço:

Workshop “Criatividade, imaginação e linguagem”, com Gonçalo M. Tavares

Quando: 1° de outubro, das 14h30 às 18h30

Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema

Entrada gratuita