Escola de Formação e Criação do Ceará

image

Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, Porto Iracema das Artes e CCBJ prorrogam inscrições para curso de Cenotecnia

Foram prorrogadas até o próximo dia 18 de outubro as inscrições para o curso de Cenotecnia, promovido em parceria pelo Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ) – equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A formação, que oferece 10 vagas, é mais uma do programa Visualidades da Cena. Ministrado por Marcelo Santiago, o curso acontecerá de 1 a 29 de novembro, de segunda a quinta-feira. As inscrições serão realizadas presencialmente de 9h às 12h e de 12h às 17h, na sede da Thomaz Pompeu Sobrinho, onde também acontecerá a formação.

Entre os pré-requisitos, é preciso ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentadar cópias de documento oficial com foto, comprovante de endereço e de escolaridade. O curso é gratuito e tem como público alvo, preferencialmente, ex-alunos dos cursos de marcenaria da Escola Thomaz Pompeu Sobrinho e/ou pessoas com comprovada experiência no ofício da marcenaria.

O curso

Com 66 horas-aula, a formação em Cenotecnia tem como proposta apresentar as noções de técnicas construtivas tanto dos equipamentos cênicos básicos para modulação de palco como as soluções estrurais para montagens em palco italiano. O curso acontece no período de 1º a 29 de novembro, das 13h30 às 17h30. A formação acontecerá na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Após as inscrições, a seleção dos candidatos será em duas fases: a primeira no dia 17 de outubro, com análise das fichas de inscrição, e a segunda, no dia 18 de outubro, a partir das 14h, em entrevista presencial.

Sobre o facilitador

Marcelo Santiago é figurinista, cenógrafo e cenotécnico. Criou e executou cenário e figurino de diversos espetáculos de teatro e dança, tais como “Elementais”, “Jangurussu” e “Koiguera”, todos da Cia. Edisca. Trabalhou também com direção de arte e criação de cenários e figurinos para grupos musicais, entre eles as bandas “Soul Zé” e “Jonatha Dool”. Foi agraciado com diversos prêmios, entre os quais destacam-se: 1° Lugar – Instalação – 11a Unifor Plástica – 1990; 1° Lugar – Júri Popular – Instalação – 46° Salão de Abril – 1995; Prêmio Destaque do ano de 1996 pelo cenário da peça “Batuca o Bode” e 1º Lugar – Esculturas – Salão de Abril – 2003.

Serviço
O quê: Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, Porto Iracema das Artes e CCBJ prorrogam inscrições para curso de Cenotecnia
Período do curso: 1 a 29 de novembro, segunda a quinta-feira
Inscrições até 18 de outubro, das 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga)
Número de vagas: 10 vagas
Gratuito