Escola de Formação e Criação do Ceará

ano-letivo-20_capa-site_geral

Escola Porto Iracema das Artes anuncia ajustes na edição 2020 dos Laboratórios de Criação

ano letivo 20 capa site geral

Em virtude das orientações sanitárias de combate ao novo coronavírus e aos ajustes orçamentários impostos pela pandemia, foi preciso rever prazos e quantidade de projetos selecionados. Valor de R$ 1.000,00 nas bolsas para os artistas selecionados, porém, foi mantido.

A pandemia de Covid-19, causada pela disseminação do novo Coronavírus, tem obrigado o mundo inteiro a se reconfigurar. Para salvar o máximo possível de vidas, todos precisamos ficar em casa e foi necessário parar atividades presenciais, como as de Educação e Cultura. Em primeiro lugar, está a preservação da vida. No Ceará, tem sido assim desde o dia 19 de março, quando o governo estadual decretou o isolamento social em todo o Estado, resguardando as atividades essenciais.

Em virtude desse cenário inimaginável até bem pouco tempo, os modelos presenciais não são possíveis neste momento e, quando forem, terão de ser hibridizados com o mundo virtual. Para se adequar a essa nova realidade, ainda em trânsito, o Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado, ligada à Secretaria da Cultura e sob gestão do Instituto Dragão do Mar, precisou readequar atividades formativas e orçamento.

O Programa dos Laboratórios de Criação, cujo processo seletivo da edição 2020 está em curso, teve de altear o cronograma de execução, com as atividades agora previstas para começar em novembro, quando o convívio presencial retomará, segundo previsões científicas. Outra alteração consiste na diminuição do número de projetos selecionados nos Laboratórios de Música, Teatro e Dança, que voltarão a contemplar quatro cada um. Em 2020, o programa ampliou para cinco o número de projetos selecionados para cada Laboratório. No entanto, com a crise econômica decorrente da pandemia, os ajustes foram necessários, com o Governo garantindo a permanência do projeto na configuração original, com 54 artistas diretamente envolvidos.

Desejo antigo da instituição e dos artistas, o aumento de 25% no valor da ajuda de custo para os proponentes dos 26 projetos que serão selecionados foi mantido. Assim, os artistas cearenses continuarão a receber R$ 1.000,00 por mês, durante os sete meses do Programa de Laboratórios. Uma conquista diante das restrições impostas pela pandemia, como destaca a diretora da Escola, Bete Jaguaribe.

“A garantia de políticas públicas de formação em artes, nesse cenário nacional, é uma conquista. No contexto em que todos os esforços devem ser no sentido de salvar vidas, garantir a permanência de programas públicos de formação é um privilégio do campo cultural do Ceará, especialmente porque, na esfera federal, estamos vivendo um verdadeiro desmonte de políticas de fomento às artes. A pandemia impôs a urgência de repensarmos nossos modelos de vida e de criação. Nesse sentido, os laboratórios tornam-se, mais do que nunca, uma esfera preciosa de reflexão e criação”, afirma a diretora.

O presidente do IDM, Paulo Linhares, acentua a importância de pensar as políticas públicas a partir do que se coloca na experiência social com a pandemia. “As artes são um lugar privilegiado de se pensar a vida. Os espaços de formação devem seguir inserindo em suas rotinas os desafios que os novos cenários impõem. Acredito que esta reflexão, no ambiente dos Laboratórios, será importante em termos de contribuição ao campo das artes”.

NOVO CRONOGRAMA

As inscrições para os Laboratórios de Criação 2020, iniciadas em 11 de fevereiro, já haviam sido prorrogadas em virtude do cenário de pandemia. Agora está em curso a segunda etapa, de Avaliação Técnica dos projetos habilitados, feita de forma totalmente virtual por comissões de seleção externas. Prevista para encerrar nesta segunda-feira, 25 de maio, a segunda etapa será estendida até o dia 03 de julho.

Em seguida, virá a terceira e última fase, de entrevistas com os artistas e, no caso do Laboratório de Música, as tradicionais audições públicas dos candidatos. Esta etapa também terá novas datas, entre 5 e 11 de setembro, e o formato será online, ao contrário do que vinha ocorrendo nas edições anteriores. A coordenação de cada laboratório vai organizar esse ambiente virtual em acordo com os artistas e as respectivas bancas.

O resultado final agora será divulgado em 25 de setembro de 2020 e o início das atividades será em novembro deste ano.

Confira o CRONOGRAMA final dos Laboratórios de Criação.

LABORATÓRIO 2020-2021

Outra mudança será no formato das tutorias, que passam a ser divididas entre presenciais e virtuais, conforme as condições que deverão se delinear a partir da saída do isolamento social. Nesse sentido, considerando esse trânsito de modelo, os Laboratórios de Criação da Escola passam a ter duas etapas, uma prioritariamente remota, de novembro a março, e outra presencial e mais aberta ao público, de abril a maio, quando imaginamos ser possível uma volta à normalidade de oficinas, cursos e apresentações.

O QUE NÃO MUDA

Algumas mudanças implementadas na última edição seguem valendo. Os critérios de avaliação continuam tendo pesos diferentes; projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, em todas as linguagens, recebem bonificação extra na segunda etapa; e, no caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

O Laboratório de Artes Visuais, que adotou um formato de dois anos a partir de 2019, mantém a Temporada Investigativa, com o desenvolvimento de oito projetos: quatro selecionados entre a turma de 30 alunos da Temporada Formativa, realizada ano passado, e mais quatro que serão escolhidos a partir desta seleção. O Laboratório de Cinema também continua com as modalidades Nordeste e Nacional.

Confira, abaixo, os regulamentos de cada Laboratório de Criação:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO

SERVIÇO

O que: Escola Porto Iracema das Artes anuncia ajustes na edição 2020 dos Laboratórios de Criação
Quando:
Resultado Preliminar 2ª etapa – 07 de julho
Resultado Recurso 2ª etapa – 13 de julho

3ª Etapa – 05 a 11 de setembro

Resultado Preliminar 3ª etapa – 18 de setembro

Resultado Final – 25 de setembro

Confira o CRONOGRAMA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as coordenações via e-mail.

Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com
Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com
Laboratório de Dança – portodadanca@gmail.com
Laboratório de Música – coordenadoralabmusica@gmail.com
Laboratório de Teatro – coordenacaolabteatro@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes
Publicado em 25/05/2020