Escola de Formação e Criação do Ceará

mercado-destac

Encontro discute perspectivas para o mercado audiovisual cearense no Porto Iracema

11407023_117095401958200_6707075379995680220_nO Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema realiza nos dias 19 e 20 de junho no Porto Iracema das Artes, o Seminário MAC – MERCADO AUDIOVISUAL CEARENSE. O encontro, realizado em parceria com a Bucanero Filmes e ABPITV (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão), visa discutir as novas perspectivas de mercado para realizadores e demais profissionais do mercado audiovisual.

O evento surgiu da necessidade de discutir o mercado audiovisual para televisão, seguindo a tendência mundial. O objetivo é formar mão de obra qualificada e mobilizar produtores locais para a produção de conteúdo audiovisual independente, a fim de inserir produtos cearenses nos canais abertos ou fechados. A ideia é preparar projetos do Ceará para o Rio Content Market2016, maior evento de produção de conteúdo audiovisual realizado no país.

O seminário é voltado para produtores de TV, cinema, estudantes de audiovisual, economia, administração, direito e demais profissionais e estudantes interessados. São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas por meio do site do seminário: www.mercadoaudiovisual.com.br, ou no período de realização do Evento no Porto Iracema das Arte.

PARTICIPANTES

Na abertura, às 9 horas, o MAC terá a presença de Guilherme Sampaio – Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará; Luciane Gorgulho (Chefe do Departamento de Economia da Cultura – BNDES); Luiz Henrique Sena (Coordenador Geral de Inovação, Convergência e Plataformas Audiovisuais – SAV/ Minc); Mario Borgneth (Curador do I MAC); Paulo Linhares (Presidente – Centro Dragão do Mar); Rosana Alcântara (Diretora – ANCINE); Luciana Dolabella(Diretora – FilmCup)e Wolney Oliveira (Presidente do Cine Ceará). Eles participam do painel sobre “Ações Integradas para o AudiovisualCearense”.

Com  programação nos dois dias, pela manhã e à tarde, o MAC terá ainda a participação de Halder Gomes (Cineasta – Diretor do filme “Cine Holliúdy”); Marcelo Ikeda (Câmara Setorial do Audiovisual Cearense); Mauro Garcia (Diretor – ABPITV); Paulo Alcoforado (Secretario de Políticas de Financiamento – ANCINE); Luiz Henrique Sena (Coordenador Geral de Inovação, Convergência e Plataformas Audiovisuais – SAV/ Minc); Alfredo Manevy (Presidente – SPCINE); Edison Viana (Diretor – Riofilme); Vania Catani (Produtora Bananeira Filmes); Cyro Thomaz (Diretor Executivo – TV Jangadeiro); Max Eluard (Coordenador Executivo da Unidade Técnica Central – Linha de TVs Públicas – EBC); Tibico Brasil (Presidente – TV Ceará); Elza Paiva (Departamento de Economia da Cultura – BNDES); Carla Esmeralda (Curadora do Rio Content Market); André Saddy (Diretor CANAL BRASIL); Krisnha Mahon (Diretora History Channel); José Pedro Ribeiro (Gestor do setor Audiovisual Português); e Ferrucio Feitosa (Presidente da Agência Desenvolvimento Econômico).

Segundo Doug de Paula, diretor de produção do seminário, o encontro também objetiva chamar atenção para a produção regional,como também para que o mercado cearense se capacite para participar dos editais da ANCINE, Secretaria do Audiovisual (SAV) e do Ministério da Cultura.

No campo da formação, o 25° Cine Ceará terá ainda duas Masterclasses: Uma conversa entre os diretores Lisandro Alonso (do longa “Jauja”) e Marcelo Gomes sobre processos de criação, e uma conversa com Leonardo Simões, diretor de fotografia e iluminação dos filmes Cavalo Dinheiro e Juventude em marcha, de Pedro Costa.