Encontro de mulheres da literatura será realizado no Porto Iracema em dezembro

O evento é um espaço de debate e divulgação da produção literária e artística de mulheres de Fortaleza. As atividades acontecem no dia 12, a partir das 16h.

O Porto Iracema das Artes recebe, no dia 12 de dezembro, o “Boca de Mulher: encontro de mulheres da literatura”, realizado pelo projeto Pintura das Palavras e pelo coletivo Mulherio das Letras, em parceria com a Escola. O evento, que tem como objetivo ser um espaço de voz, debate e divulgação da produção literária e artística de mulheres da Cidade, terá início às 16h. Toda a programação é gratuita e aberto ao público.

A escolha do nome tem relação com as questões do lugar de fala e da ocupação dos espaços pelas mulheres. Para além da literatura, o encontro agregará diferentes linguagens artísticas, com atividades como bate-papo, roda de conversa, música, sarau e feirinha.

O Boca de Mulher está na 1º edição e ocorrerá semestralmente. A próxima edição terá chamada para inscrição de propostas de cunho literário, artístico e cultural para escritoras, artistas e coletivos residentes em Fortaleza que tenham interesse em participar da programação do evento.

Programação
O evento será aberto às 16h com um recital da cordelista Julie Oliveira. Na sequência, às 16h10, acontecerá o bate-papo “Aliás editora”, que traz Anna Karine Lima e Lisiane Forte para debater a participação da mulher no mercado editorial.

Às 16h50min, é a vez da roda de conversa “Bora Cronicar: Intervenções literárias no lugar cultural da mulher”. O debate, mediado por Josiane Siqueira, terá participação de Fernanda Carvalho, Emanoelly Farias e Lara Rovere.

A programação segue às 17h30min, com a roda de conversa “Pintura das Palavras: mulheres e escrita criativa – inspiração ou técnica?”, mediada por Vanessa Passos, Iêda Carvalhêdo, Luizete Vicente e Natália Barbosa.

Às 18h10 tem início uma conversa com autoras da Antologia de poesia erótica “Olho de Lilith”. A mediação fica por conta da organizadora da antologia, Mika Andrade. O debate continua às 18h50 com a roda “Mulherio das Letras em Fortaleza e no mundo”, mediado por Zélia Sales, Patrícia Cacau, Lucirene Façanha, Aracele Calado e Maria Cleide Bernal.

O evento terá encerramento às 19h30min, com apresentação musical de Joanice Sampaio e sarau “Mulher tem boca”, que deixará o microfone aberto ao público.

Sobre as organizadoras do evento

Vanessa Passos


É escritora, professora de escrita criativa, palestrante, pesquisadora e mediadora de leitura. Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve textos vencedores em concursos literários. É autora dos livros Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga e Fábrica de histórias. É também idealizadora do Clube de Leitura de Escrita Literária (CLEL). Além disso, é integrante da Associação Cearense de Escritores (ACE). Dedica-se atualmente ao Pintura das Palavras, que é um projeto literário online e presencial, onde ministra cursos de Escrita Criativa e dá consultoria literária, além de ser Bookstagram e Canal no YouTube.

Patrícia Cacau


Nasceu em Natal (RN), com vivência em Fortaleza e Linz, na Áustria. Empreendedora social, poeta e articuladora cultural e literária em parceria com a In-finita Lisboa. Incentivadora do coletivo Mulherio das Letras Ceará, com publicações em coletâneas e antologias no Brasil e Europa. Seu primeiro livro individual foi lançado em novembro de 2019 no Brasil. Sua escrita brota das inquietações da alma humana e das vivências do cotidiano.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Encontro de mulheres da literatura será realizado no Porto Iracema em dezembro
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
Quando: Dia 12 de dezembro, quinta-feira, a partir das 16h
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite
Publicado em 03/12/2019