Escola de Formação e Criação do Ceará

escritura-cênica_

Encenação é tema de debate no Porto Iracema

escritura cênica

Na noite desta terça-feira, 11,  o auditório do Porto Iracema das Artes recebe a primeira edição do “Escrituras Cênicas: Questões da Encenação”, a partir das 19 horas. O projeto,  uma novidade na programação da escola, tem como objetivo desenvolver o diálogo sobre toda a escritura cênica, a partir de diferentes perspectivas, para ampliar sempre mais suas possibilidades. A conversa será guiada por perguntas feitas pelo mediador, mas também com ampla participação do público.

No encontro desta semana, os convidados são Honório Félix, Juliana Veras e Pedro Domingues. A mediação ficará por conta de  Gyl Giffony. O evento é gratuito e aberto a todo o público interessado.

Honório Félix é artista-investigador com atuação transversal em teatro, dança e outras coisas. Atua no coletivo No barraco da Constância tem! desde a sua criação, em 2012. É formado pelo Curso técnico em dança, da escola Porto Iracema das Artes em parceria com o Senac, e aluno de Licenciatura em teatro no IFCE. Atualmente, participa da diretoria da Prodança e da coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC).

Juliana Veras é atriz, diretora e professora de teatro. Natural de Fortaleza-CE, é especialista em Arte-Educação para o Ensino da Música, tecnóloga em Artes Cênicas e bacharel em Filosofia. Professora do Curso Princípios Básicos de Teatro, no Theatro José de Alencar, atuou em mais de trinta espetáculos nas funções de atriz, diretora teatral e musical, preparadora vocal, compositora, sonoplasta, dramaturga e produtora, junto a diversos coletivos teatrais, artistas e instituições. Dedica-se a investigar a relação da música com o teatro em seu trabalho.

Pedro Domingues, bacharel em Artes Cênicas, atuou e dirigiu dezenas de espetáculos. Foi homenageado com o Prêmio Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura, em 1998. Em 2008, recebeu o Troféu Carlos Câmara, maior comenda teatral cearense, concedida pelo grupo Balaio aos que ajudaram a construir a história do Teatro no Ceará. Foi presidente da Federação Estadual de Teatro Amador e um dos fundadores do Sindicato dos Artistas do Ceará. Na gestão pública, foi Secretário de Cultura de Barbalha, Coordenador de Ação Cultural da Secult/CE e exerceu a função de Coordenador Geral da Secretaria da Cidadania e da Diversidade, no Ministério da Cultura. Dirigiu o Teatro Municipal São José, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e atualmente é assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura de Aquiraz.

Gyl Giffony é artista da Inquieta Cia., membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e doutorando em Artes da Cena, na Unicamp. Tem desenvolvido trabalhos em teatro, performance, memória social, políticas e direitos culturais.