Escola de Formação e Criação do Ceará

temporal_capa-site

Em parceria com Porto Iracema, 6ª edição do encontro Temporal chega a Fortaleza

temporal capa site

 

Evento de dança contemporânea acontece de 15 a 20 de novembro e conta com oficinas, workshops, residência artística, performance, jam session e show. Toda a programação é gratuita.

 

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2012, o  Temporal – Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real ocorre em Fortaleza. Entre os dias 15 e 20 de novembro, a escola Porto Iracema das Artes — uma das parceiras do evento por meio do  Programa de Formação em Dança –recebe algumas atividades do encontro. A oficina Improvisação e Dramaturgia na Dança acontece nos dias 15 e 16 e o workshop Instalações Dançantes, no dia 18. As duas formações serão oferecidas na sala de dança do Sesc Iracema, das 18h às 21h. Já no dia 20, das 17h às 19h, no pátio do Porto, haverá uma jam session com Ana Mundim, organizadora do evento. Em seguida, no mesmo local, um show marca o encerramento do encontro a partir das 19h. Todas as atividades são gratuitas.

Criado em 2012, o Temporal, vinculado ao Conectivo Nozes, tem como objetivo a organização de encontros de caráter artístico e científico que pretendem discutir processos de improvisação e de composição em dança contemporânea. O nome é uma analogia à tempestade e remete a uma chuva de ideias, encontros, propostas e práticas. O evento é formado por encontros que mudam a cada edição, podendo ter residências, mesas redondas, jam sessions, mesas de debate, oficinas, piqueniques culturais, experimentações urbanas, entre outras ações.  As cinco primeiras edições do evento ocorreram em Uberlândia. Esta é a primeira vez que o encontro acontece fora da cidade mineira. Em Fortaleza, além do Porto Iracema, o Cuca Barra, o Centro Cultural Bom Jardim, a Sede da Prodança e a Praia da Sabiaguaba  também recebem atividades do encontro.

OFICINA

Nos dias 15 e 16, das 18h às 21h, acontece a oficina Improvisação e Dramaturgia na Dança, com Liana Gesteira, na sala de dança do Sesc Iracema. A atividade tem como proposição praticar entendimentos de uma organização dramatúrgica em dança em processos criativos que usam a improvisação do movimento como ferramenta. Ao longo dos dois dias de práticas serão discutidos entendimentos do que é dramaturgia em dança. Também será pauta a relação entre improvisador e público e a improvisação/composição/coreografia, tentando entender seus entrecruzamentos, distanciamentos e suas possibilidades na construção de uma dramaturgia a partir da improvisação. Para a oficina, são destinadas 20 vagas, e as inscrições podem ser feitas AQUI  até o dia 14.

Liana Gesteira é artista integrante do Coletivo Lugar Comum desde 2008, onde desenvolve investigação artística sobre improvisação, composição em tempo real, contato, improvisação e performance. Desde 2003 é pesquisadora do Acervo RecorDança, projeto de estudo da memória da dança em Recife. Em 2016 e 2017 desenvolveu uma pesquisa no Acervo chamada “A improvisação do movimento como caminho para construção cênica” e, em 2017, participa como colaboradora da pesquisa “Improvisar-se Dançando: compartilhando modos de ser na dança” realizada pelo E aí? Coletivo Artístico (PE). Atualmente, faz mestrado em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É pós-graduada em Dança – Práticas e Pensamentos do Corpo pela Angel Vianna e Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de coordenadora do Contato Coletivo – Encontro Contato Improvisação de Pernambuco (2013, 2015 e 2017).

WORKSHOP

No dia 18, também na sala de dança do Sesc Iracema, das 18h às 21h, Emiliano Freitas ministra o workshop Instalações Dançantes. A atividade pretende discutir as relações entre o design cênico e a composição em tempo real. Serão abordadas as práticas de design cênico enquanto articuladoras da dramaturgia na dança contemporânea e os participantes realizarão experimentos práticos de movimento na improvisação em dança. Esta atividade também tem apenas 20 vagas e os interessados podem se inscrever AQUI até o dia 17.

Emiliano Freitas é cenógrafo, intérprete criador, ator, figurinista, palhaço, artista visual e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também é Mestre em Artes pela UFU, possui especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC/MG e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFU. Faz parte do Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo Espaço desde 2010. Atuou como cenógrafo do Curso de Teatro UFU de 2010 a 2016.

JAM SESSION

Na segunda (20), a idealizadora do Temporal, Ana Mundim, promove uma jam session com convidados no Porto Iracema, a partir das 17h. A ideia da atividade é imergir nos territórios de criação e convivência em tempo real, permitindo aos indivíduos trabalhar seus processos conjuntos e estratégicos para chegar em sua formulação pessoal e única. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Ana Carolina Mundim é bailarina, fotógrafa e atriz. Graduada em Dança, Mestre e Doutora em Artes pela Unicamp e pela Universitát Autónoma de Barcelona. Foi professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 2010 a 2017. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) e orienta o Conectivo Nozes, vinculado à UFU de 2010 a 2017, e atualmente vinculado à UFC. É criadora e coordenadora do Temporal.

SHOW

Após a jam session, no pátio do Porto, acontecerá um show de encerramento do encontro, das 19h às 22h. Ana Mundim e o Dj Saulo Torres comandarão a festa, que também é aberta ao público.

Confira a programação completa do evento na página do Conectivo Nozes.

 

SERVIÇO

O que: Oficina Improvisação e Dramaturgia na Dança, com Liana Gesteira

Quando: 15 e 16 de novembro, das 18h às 21h

Onde: Sala de dança do Sesc Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)

Inscrições: AQUI  até 14/11 (20 vagas)

GRATUITO

O que: Workshop Instalações Dançantes, com Emiliano Freitas

Quando: 18/11, das 18h às 21h

Onde: Sala de dança do Sesc Iracema

Inscrições: AQUI até dia 17/11 (20 vagas)

GRATUITO

O que: Jam Session, com Ana Mundim

Quando: 20/11, das 17h às 19h

Onde: Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Aberto ao público.

GRATUITO

O que: Show de encerramento, com Dj Ana Mundim e Dj Saulo Torres 

Quando: 20/11, das 19h às 22h

Onde: Pátio do Porto Iracema

GRATUITO

 

Publicado em 09/11/2017