Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG_2427

Em nova programação online, Porto Iracema promove reencontro de artistas dos programas e cursos da Escola

img 2427

O evento, de periodicidade quinzenal, une virtualmente ex-tutores de projetos dos Laboratórios, professores dos demais cursos e artistas que passaram pelo Porto.

O Porto Iracema das Artes lança a sua próxima programação de lives, Afluentes, com o intuito de reunir professores, tutores e artistas que já passaram pela Escola. Maria Helena Bernardes, artista visual e professora independente de História da Arte, e as artistas visuais Naiana Magalhães e Cecília Shiki, do projeto Sombra do Tempo, são as convidadas da primeira edição. A conversa acontece na próxima quarta-feira, 27, no YouTube da Escola.

O objetivo da nova ação é realizar edições quinzenais que promovam o reencontro com projetos realizados em diversos âmbitos de formação na escola, suas trajetórias, desdobramentos e também a atual produção dos convidados. Para esse momento, a plataforma e o novo formato de live, com mais convidados, procuram ampliar o diálogo e contar com a participação do público.

Responsáveis pelo projeto Sombra do Tempo, do Laboratório de Artes Visuais 2016 (4ª edição), Naiana e Cecília foram tutoradas por Maria Helena durante a elaboração do trabalho. O projeto utilizou recursos audiovisuais para retratar a atividade pesqueira na região do Titanzinho (Fortaleza-Ce), criando relações entre o imaginário e o real dos jangadeiros.

Aline Albuquerque, mediadora da programação, é coordenadora do Laboratório de Artes Visuais e retrata a ideia por trás do nome escolhido. “Entendemos a partilha dessas conversas como afluentes, cursos d’água que vem de longe, seguem seus fluxos e se reencontram rumo a um novo mundo possível. Vai passar!”, finaliza, fazendo referência ao atual momento de pandemia do novo coronavírus.

O Porto Iracema possui três esferas de formação, compostas pelos Cursos Básicos, o Curso Técnico em Dança e os Laboratórios de Criação. Estão distribuídos nelas percursos formativos e programas das áreas de Cinema, Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. Ao longo de quase sete anos, a Escola já trouxe dezenas de tutores artistas e professores convidados, além de iniciar alunos no campo das artes e potencializar o trabalho de artistas cearenses com uma trajetória de pesquisa.

Sobre o Projeto Sombra do Tempo

O projeto Sombra do Tempo trabalhou numa perspectiva da etnografia sensorial, a compreensão das dinâmicas da comunidade pesqueira que ainda resiste no contexto de uma grande cidade, utilizando-se de recursos audiovisuais. No decorrer da pesquisa, outros elementos foram sendo incorporados, como a interessantíssima relação entre a construção civil e a lida da pesca artesanal. Naiana e Cecília pesquisaram e filmaram também em comunidades como Flexeiras e Icapuí. Outro elemento que se evidenciou foi a questão da mulher pescadora, nas duas vezes que foram para mar alto, foram com mulheres, Sidneia Luzia foi uma das pescadoras. O projeto continua se desdobrando, Naiana apresentou um pequeno filme realizado a partir da pesquisa no Porto, em Porto Alegre, a convite de Maria Helena, e foi selecionada para o tradicional Festival “Videoformes – Festival International d’Arts Numériques”, em Clermont-Ferrand, interior da França. Também foi selecionada para o Salão de Abril de 2020.

Sobre Naiana Magalhães

37e4fe6f a01b 4c66 b2b9 837cc4510d07
Artista visual nascida em Fortaleza-CE (1986), graduada no curso de Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (2012) e aluna do Laboratório de Artes Visuais da Vila das Artes em Fortaleza (2012). Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2013-2014). Em 2015 participou de residência artística em Quebec, Canadá, no instituto La Chambre Blanche, em parceria com o Lab-MIS-SP; do 66o e 67o Salão de Abril em Fortaleza-CE e da 10a Bienal do Mercosul em Porto Alegre. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (2018.1); Indicada ao prêmio PIPA 2016; Selecionada para a Temporada de Projetos 2018 do Paço das Artes-SP e exposição coletiva “À Nordeste” no SESC-SP em 2019.

Sobre Cecília Shiki

1c0b5c33 c6d8 4aa3 be42 0a6b6c0bedd8
Mestre no PPG Artes – UFC. Graduada em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Atuou como Arte Educadora no Museu de Arte contemporânea do Ceará (MAC – Dragão do Mar). Foi bolsista do CNPQ, para realização de pesquisa no núcleo educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC – Dragão do Mar). Trabalhou em várias exposições como educadora. Colaborou com a pesquisa Artes e Espaço Comum – IntenCidades, no PPGArtes ICA|UFC. Participou como artista do Laboratório de Arte Contemporânea coordenado por Waléria Americo e Solon Ribeiro, em 2012. Colabora com as intervenções do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, desde 2013. Atuou em 2015 no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Sobre Maria Helena Bernardes

foto alan sousa 4
Foto: Alan Sousa

É artista visual e professora independente de História e Teoria da Arte. Seu trabalho é compartilhado em falas ao público e por meio de publicações, entre as quais: “Vaga em Campo de Rejeito” (2003); “Histórias de Península e Praia Grande” (2009); “Dilúvio” (2010); “Ensaio” (2012); “Em Torno de Nadja”(2005-2015); “A Praia” (2006-2015) e “A Dança do Corpo Seco” (2019).

Sobre Aline Albuquerque

126a8079 200x300

Aline Albuquerque é mãe, artista visual e pesquisadora. Formada em Artes Plásticas pela Unicamp, tem mestrado em Artes pela Universidade Federal do Ceará e é pesquisadora do LAMUR (UFC) – Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Em nova programação online, Porto Iracema promove reencontro de artistas dos programas e cursos da Escola

Quando: Próxima quarta-feira, 27 de maio, a partir das 15h

Onde acessar: YouTube da Escola Porto Iracema das Artes

Fique em casa, por você e pelos outros!

Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda

Publicado em: 22/05/2020