Em clima de carnaval, Orquestra Popular do Nordeste realiza ensaio aberto no Porto Iracema

Orquestra Popular do Nordeste | Foto: Alan Sousa

 

Na terça-feira de carnaval (13), o grupo de apresentará com o grupo de choro da UECE no Dragão do Mar

A Orquestra Popular do Nordeste (OPN), projeto que integrou o Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes em 2017, fará com o grupo de choro da Universidade Estadual do Ceará (UECE) um ensaio aberto no pátio da escola nesta sexta-feira (09), a partir das 10 horas. O ensaio é para a apresentação que será realizada na terça-feira de carnaval (13), em homenagem a um dos maiores músicos brasileiros, Pixinguinha, dentro do projeto Tremembé.

Carnaval de Pixinguinha

No dia 13 de fevereiro, às 17h, na Arena do Dragão do Mar, a Choro Grande Banda e a OPN vão realizar uma homenagem ao grande músico Pixinguinha. O concerto “Carnaval de Pixinguinha” mostrará 22 arranjos concebidos nos anos 1950 e reunidos parcialmente nos discos “Carnaval da Velha Guarda” e “Assim que é”. Com samba, polcas e maxixes, os arranjos foram revisados e adaptados pelos grupos e revelam que, mais uma vez, além de um exímio compositor e instrumentista, Pixinguinha também foi um ilustre arranjador. O acesso para o concerto é totalmente gratuito e a classificação do evento é livre.

Orquestra Popular do Nordeste

 

Em 2017, sob a tutoria do arranjador, pianista e compositor André Mehmari, e com doze integrantes, a Orquestra Popular do Nordeste integrou a 5ª edição do Laboratório de Música do Porto Iracema, um trabalho que buscou mesclar erudito e popular, executando um repertório com base na pesquisa da nova geração de autores e compositores icônicos.

A Orquestra está gravando seu primeiro disco com músicas autorais e releituras de mestres cearenses – de Nepomuceno a Tarcísio Sardinha.

 

Serviço:

O quê: Ensaio aberto da Orquestra Popular do Nordeste

Quando: 9 de fevereiro, às 10h

Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

O quê: Carnaval do Pixiguinha, com Orquestra Popular do Nordeste

Quando: 13 de fevereiro, às 17h

Onde: Arena Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Classificação livre

GRATUITO

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

Publicado em: 08/02/2018