Em agosto, Porto Iracema realiza sessão de desenho com modelo vivo ao ar livre

O COM FIGURA deste mês acontece no dia 13 e terá classificação livre. A proposta é que a atriz e iluminadora Tatiana Amorim pose com figurinos de espetáculos do Grupo Bagaceira de Teatro

No próximo dia 13 de agosto, a partir das 18h30min, o “Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo” realiza mais uma sessão. Desta vez, a modelo é a atriz e iluminadora Tatiana Amorim. A proposta desta edição é que a artista pose com figurinos dos espetáculos do Grupo Bagaceira de Teatro, que ela integra o elenco. A sessão acontece em frente ao Porto Iracema das Artes.

Nesta edição, serão distribuídas 40 senhas para participar do “Com Figura” por ordem de chegada. Os interessados em participar da sessão podem comparecer à recepção da Escola a partir das 18h. A atividade é gratuita e aberta a todos os desenhistas, profissionais ou amadores, desta vez com classificação livre.

A ação compõe a programação comemorativa do aniversário de 6 anos da Escola Porto Iracema das Artes.

Sobre Tatiana Amorim

Foto: Joyce S. Vidal

Integrante do Grupo Bagaceira de Teatro, Tatiana Amorim é atriz e iluminadora. . Formada pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar e pelo curso de extensão Conexões Contemporâneas da Vila das Artes, iniciou sua trajetória no curso Princípios Básicos de Teatro e cursa atualmente Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação (IFCE). Tatiana Amorim é premiada dentro e fora do Estado e atua no teatro e no cinema.

Sobre o COM FIGURA

Criado em agosto de 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, o “Com Figura – sessão de desenho com modelo vivo” tem o objetivo de contribuir na formação de artistas e aspirantes a partir da prática do desenho e da troca de experiência entre os participantes. Desde janeiro de 2018, em parceria com o Curso Básico de Artes Visuais, o programa acontece quinzenalmente no Porto Iracema das Artes e a ação é gratuita.

A cada encontro, um novo convidado é chamado para posar nu. Ao longo de todas as edições, mais de 20 modelos já posaram para os desenhistas. São escolhidos profissionais da dança, das artes cênicas, artes marciais, modelos, atletas, entre outros, que tenham consciência corporal – a fim de facilitar o desenvolvimento de poses mais interessantes para o desenho – e resistência física para a execução da ação.

Sobre os idealizadores da ação

Os idealizadores do projeto são os artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, responsáveis pelos exercícios realizados durante a sessão, organização da quantidade e tempo das poses, além da seleção e orientação dos modelos.

Daniel Chastinet é um artista plástico de Fortaleza (Ceará). Foi aluno do Laboratório de Artes Visuais na Vila das Artes e do Curso de Animação para Jogos Eletrônicos no Porto Iracema das Artes. Já participou de exposições coletivas, publicações especializadas, Festival Concreto de Arte Urbana e Exposição individual na Mostra Sesc Cariri. Divide seu tempo entre a produção de gravuras e pinturas assim como ministra oficinas em Fortaleza. É co-idealizador do projeto Com Figura que promove sessões regulares de desenho com modelo vivo.

Flávia Rodrigues é bordadeira, artista visual e designer de moda por formação. Atua ministrando cursos e oficinas de bordado, em produções de figurino e trabalhos independentes. Usando o desenho e a técnica do bordado livre como linguagem, suas obras derivam entre o abstrato e o figurativo, com traços de autodescoberta ou memórias de mar.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

De 2013 a 2019, no Programa de Formação Básica, a Escola realizou mais de 10 mil matrículas em 540 percursos formativos, com 21.255 horas-aula. Foram formadas quatro turmas dos Cursos Técnicos de Dança e de Computação Gráfica nesse período. Ao longo das sete edições dos Laboratórios de Criação, 413 artistas passaram pelos Labs e 128 projetos já foram desenvolvidos. Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas formações e eventos dos Cursos Básicos, Técnicos e nos Laboratórios de Criação.

SERVIÇO

O quê: Em agosto, Porto Iracema realiza sessão de desenho com modelo vivo será ao ar livre
Quando: 13 de agosto, terça-feira, a partir das 18h30min
Onde: Em frente ao Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Retirada de senhas a partir das 18h, na recepção da Escola
Classificação indicativa: livre
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 08/08/2019