Dois projetos que passaram pelos Laboratórios de Criação do Porto são selecionados no Rumos Itaú Cultural

Grupo Ninho e Projeto Afrontamento estão entre os seis selecionados do Estado

O Itaú Cultural anunciou na noite da última segunda-feira (28), em São Paulo, o resultado do edital Rumos 2017-2018. Ao todo, foram 109 selecionados de todos os estados brasileiros. O Ceará teve seis projetos finalistas, sendo o sexto estado com o maior número de selecionados. Entre eles, dois que passaram pelos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes: o Grupo Ninho de Teatro e o Projeto Afrontamento.

Em 2014, o Grupo Ninho foi um dos contemplados no Lab. Teatro com o projeto “Memórias de Mestres: a mímesis corpórea dos mestres da tradição popular do Cariri”, inicialmente desenvolvida pelo LUME Teatro. O Grupo foi um dos selecionados no Rumos 2017-2018 para circulação do espetáculo Poeira, com o projeto “10 anos levantando poeira”, em comemoração à década de existência do coletivo.

Já o outro selecionado, o Projeto Afrontamento, de Wellington Gadelha, integrou o Lab. Dança 2017, sob tutoria do artista mineiro Luiz de Abreu. Atualmente, Wellington está realizando uma campanha no Catarse.me  para custear os gastos de um intercâmbio no Chile. O artista foi um dos 20 selecionados para participar do Movimento Sur 2018  com o espetáculo “Gente de lá”, desenvolvido a partir do Afrontamento. O Movimiento Sur acontecerá em junho e julho nas cidades de Santiago e Valparaíso.

Os outros quatro projetos cearenses classificados no Rumos foram “A Lenda”, de Francisco Aecio Gonçalves Diniz; “Acervo Digital do Serviluz”, de Priscilla Alves de Sousa; “Cinema no Brejo – laboratório rural de formação e experimentação audiovisual”, de Rúbia Mércia de Oliveira Medeiros; e “Epifania Kariri – Marimbanda e Irmãos Aniceto convidam Carlos Malta”, de Lumah Produções Culturais e Editora.

PROJETO RUMOS

O Rumos Itaú é um dos mais importantes projetos do Itaú Cultural, que completa 30 anos de existência. Com o edital 2017-2018, o programa chega à sua 18ª edição na busca e no fomento da arte e da cultura brasileiras. Esta edição recebeu 12.616 inscrições de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Rumos 2017-2018 distribuirá ao todo R$ 15.550.000 entre os 109 projetos selecionados. Dentre os conceitos que norteiam as atividades do Rumos estão a diversidade., hibridismos, geografias, territórios, polifonia, redimensionamento de fronteiras, diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior.

Para saber mais, acesse o site do projeto AQUI.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 29/05/2018