Escola de Formação e Criação do Ceará

Janes Malaquias

Diretora de Fotografia Jane Malaquias ministra masterclass no Porto Iracema das Artes

masterclass a interpretacao fotografica do roteiro jane malaquias

Formada na primeira turma da histórica escola de cinema de Cuba, Jane é uma mulher pioneira na direção de fotografia no Brasil

A diretora de fotografia cearense Jane Malaquias ministra no Porto a masterclass “A Interpretação Fotográfica do Roteiro”. O evento, que é uma ação do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema, ocorre no próximo dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Auditório da escola. A atividade é gratuita.

Na conversa com o público, Jane abordará a construção da imagem cinematográfica a partir de uma visão panorâmica sobre o que é uma imagem, considerando seus aspectos físicos, biológicos, filosóficos, culturais, psicológicos, políticos, esotéricos, plásticos, etc, para então tocar o tema do trabalho da imagem em cima do roteiro de um filme. Questões como as figuras de linguagem no audiovisual, a imagem dos personagens, os elementos expressivos específicos da direção de fotografia e o trabalho de pré-visualização do roteiro realizado pela equipe fotográfica serão também desenvolvidas no percurso da aula.

JANE MALAQUIAS
Cearense, diretora, fotógrafa e roteirista formada pela EICTV-Cuba, Jane é uma mulher pioneira na direção de fotografia para cinema no Brasil. Premiada pelo seu trabalho como fotógrafa dos filmes Cachaça (1995) e O Pedido (1999), de Adelina Pontual;  Maracatu, Maracatus (1995) e Clandestina Felicidade (1998), de Marcelo Gomes; A Árvore da Miséria (1998), de Marcus Vilar;  Kátia (2012), de Karla Holanda; e Danado de Bom (2016), de Deby Brennand. É diretora e roteirista do premiado curta No Passo da Véia (2002), escolhido para fazer parte do DVD The World According to Shorts, vol 1. Seu primeiro longa-metragem, Restos de Deus Entre os Dentes, encontra-se em fase de finalização.

 

SERVIÇO

O que: Masterclass “A Interpretação Fotográfica do Roteiro” com Jane Malaquias

Quando: 19 de outubro, quinta-feira, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160)

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO