Escola de Formação e Criação do Ceará

cineclubeancora_capa site

Diretora de “Aterro do Flamengo” participa de exibição do filme no primeiro Cineclube Âncora do ano

cineclubeancora capa site
Alessandra Bergamaschi assina a direção do filme que recebeu menção honrosa no Festival Internacional É Tudo Verdade

Na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, o Cineclube Âncora realiza a primeira sessão de 2018 exibindo o média-metragem “Aterro do Flamengo”, da diretora ítalo-brasileira Alessandra Bergamaschi. Realizado pelos alunos do Curso Básico de Audiovisual 2017 do Porto Iracema das Artes, o cineclube acontecerá no auditório da Escola, a partir das 13h30, com entrada gratuita. Após o filme, a diretora participará de um debate com os expectadores.

O Cineclube Âncora nasceu com a proposta de ser uma extensão da experiência da sala de aula do Curso Básico de Audiovisual. Kamilla Nascimento, uma das organizadoras do cineclube, explica que a ideia das sessões é focar em alguma das características estudadas durante a formação. “Partimos sempre dos três percursos (som, câmera e edição) e assim buscamos programar sessões alternadas que foquem pelo menos algum deles para promover o debate”, detalha ela. Em 2017, um dos ciclos de sessões do Âncora foi o sonoro, em que foram exibidos filmes em que o design de som era marcante.

“Para este ano imaginamos algo muito próximo a isso, só que focado no documentário”, reitera Kamilla. Ela ainda explica que esta primeira sessão de 2018 surgiu de uma feliz coincidência, já que a diretora de Aterro do Flamengo passará pela cidade. “Alessandra Bergamaschi estará em Fortaleza participando do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. Sabendo disso, aproveitei para fazer o convite e deu super certo. Oportunidades assim, de trazer realizadores e compartilhar experiências, devem ser aproveitadas”, celebra.

Este ano o Cineclube ainda vem com um novo formato, passando a ser realizado quinzenalmente. Com exceção da primeira sessão, as exibições e debates ocorrerão sempre das 14h às 17h.

SOBRE A DIRETORA

Realizadora e pesquisadora ítalo-brasileira, Alessandra Bergamaschi vive no Rio de Janeiro. É formada em Comunicação pela Universidade de Bolonha. Seus trabalhos já estiveram em exposições individuais no Centro Cultural Hélio Oiticica (Rio de Janeiro), no Skanes Konstforening (Sergipe), em mostras coletivas, programas de vídeo e festivais como Doclisboa (Portugal), Festival Internacional de Documentários Tudo Verdade (RJ/SP), Semana dos Realizadores, Bienal d’Arts Multimédia Urbains (França) e Cine Iberê (Porto Alegre).

SINOPSE

Aterro do Flamengo, 46 min (Brasil/2011)

“Uma câmera filma da janela de um prédio um recorte do Aterro do Flamengo, parque público do Rio de Janeiro.”

CRÍTICA

Leia abaixo trechos da crítica feita pelo professor e diretor de cinema paulista, Eduardo Escorel, publicada na seção “Questões Cinematográficas” da Revista Piauí, em 2011.

“Aterro do Flamengo renova tradição ilustre que remonta à literatura do século dezessete, praticada depois na forma de narrativa curta por E.T.A. Hoffmann, em “A janela de esquina do meu primo”, de 1822, e consolidada a partir da primeira heliografia, feita por Joseph-Nicéphore Niépce, em 1826, conhecida como ‘Vista da janela do escritório’.

Literatura, fotografia e cinema adotam esse mesmo ponto de vista periodicamente, sendo referência célebre o conto de Cornell Woolrich publicado como “Tinha que ser um crime”, em 1942, e rebatizado, em 1954, como “Janela Indiscreta” na adaptação para cinema dirigida por Alfred Hitchcock. Outro marco do gênero é “Não amarás” (“A Short Film about Love”), versão mais longa do 6º decálogo (“Não cometerás adultério”), realizado por Krzysztof Kieslowski, em 1988.”

 

SERVIÇO

O que: Cineclube Âncora exibe “Aterro do Flamengo”, de Alessandra Bergamaschi, seguido de debate com a cineasta

Quando: Quarta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 13h30min

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 21/02/2018