Difusão de filmes é tema de masterclass da Mostra Retroexpectativa 19′ no Porto Iracema

Integrando a programação das ações formativas da Mostra Retroexpectativa 19′, do Cinema do Dragão, a escola Porto Iracema das Artes recebe na próxima terça-feira, 29 de janeiro, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, que será ministrada pelo realizador de Audiovisual Daniel Queiroz. O evento acontecerá das 14h às 18h, no auditório da Escola, com acesso gratuito e aberto ao público.

A masterclass abordará as diversas possibilidades de circulação da produção autoral e independente, realizada no Brasil, em curta, média e longa-metragem. Além de apresentar e avaliar o desenvolvimento histórico e como o mercado de distribuição e exibição de filmes está estabelecido no país, o facilitador também irá propor a reflexão sobre novas possibilidades e caminhos, numa área que encontra-se em grande transformação.

O evento é voltado para produtores e realizadores que planejam a carreira de suas obras e para curadores e programadores, interessados no desenvolvimento de projetos de difusão de filmes, abarcando tanto o circuito de mostras e festivais (brasileiros e internacional), quanto às janelas: cinema, tv e internet/ VOD (video on demand).

Sobre o facilitador
Daniel Queiroz nasceu em Belo Horizonte e começou a trabalhar com programação de cinema no CEC – Centro de Estudos Cinematográficos, na década de 1990. Foi Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, programador do Cine Humberto Mauro, do Cine 104 e Diretor Artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Atualmente é um dos coordenadores da Semana de Cinema, festival do qual participa como programador desde 2013. Em 2018 passou também a atuar também na área de distribuição, com a Embaúba Filmes, que tem em seu catálogo filmes como Arábia, Inferninho, Inaudito, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos e Os Sonâmbulos (www.embaubafilmes.com.br).

Serviço
O quê: Masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, com Daniel Queiroz
Quando: 29 de janeiro, das 14h às 18h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Publicado em 23/01/2019)