Escola de Formação e Criação do Ceará

dhiovananavegadores

Dhiovana Barroso: A ilustração do cotidiano

10940463_1058400557519629_1495353722407908516_nDhiovana Barroso, mais conhecida pelo apelido “Dhiôw”, é ilustradora, quadrinista e criadora da página no facebook “Adivinha Dindi” (que possui esse nome por conta da música “Dindi”, de Tom Jobim). Em seis meses de atividade, a página já acumula mais de 16 mil curtidas. Dhiovana também se dedica, atualmente, ao curso de jornalismo, na Estácio-FIC.

Nas redes sociais, a artista divulga seus desenhos inspirados em momentos cotidianos e sensações do dia-a-dia, “uma musica que ouvi no ônibus, uma conversa entre amigos, o ócio, a preguiça”, conta a ilustradora.

Incentivada desde criança a desenhar (a primeira experiência foi há dois anos, quando desenhou um presente para o amigo e também ilustrador Pedro), começou a postar tudo o que desenhava na rede social Tumblr, que possui o mesmo nome da página no facebook. A partir da divulgação na web, obteve um retorno que nunca esperava.

A ilustradora é auto-didata, mas a partir do percurso de Artes Gráficas do Porto Iracema das Artes, melhorou a sua técnica e aprendeu a usar melhor os materiais. “Esse ano tive a chance de terminar o percurso de quadrinho. Fiz os 4 módulos, onde estudei roteiro, desenho, finalização e internet. O Porto sempre foi um lugar em que me senti acolhida, fiz amigos e cresci, tanto espiritualmente, como profissionalmente. Vou levar tudo que aprendi pra vida toda”.

Usando materiais como aquarelas e giz de ceras, os trabalhos da artista sempre envolvem poemas e letras (revelando sua paixão por escrever). Um dos seus maiores ídolos nas artes é o pintor Van Gogh, de quem admira as pinceladas de suas maiores obras e sua “loucura genial”.

Dhiovana revela que nunca foi fã das grandes editoras de quadrinho, como Marvel e DC Comics, ou de super-heróis. Sua preferência sempre se deu para as tirinhas e para as graphic novels. “A maneira como os autores retratavam a si mesmos me deixava extasiada, então a vontade de conhecer mais aquele universo despertou um desejo incontrolável de estudar quadrinhos”, conta a quadrinista.

A artista possui o apoio dos pais na sua empreitada pelo mundo dos quadrinhos, contanto que não intervenha com a faculdade. Para o futuro, Dhiovana pretende juntar as suas duas paixões: “quero muito juntar os dois universos, os quadrinhos e a comunicação”.