De 15 a 19 de julho, Porto Iracema das Artes realiza oficina sobre cineclubismo

A formação será ministrada por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, ex-alunos da Escola e organizadores do Cineclube Âncora

De segunda à sexta-feira da próxima semana, dias 15 a 19 de julho, cinéfilos, estudantes de audiovisual e demais interessados em Cinema terão a oportunidade de fazer uma formação prática sobre o exercício de curadoria e crítica cinematográfica no Porto Iracema das Artes. Ministrada por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, ex-alunos da Escola e organizadores do Cineclube Âncora desde 2017, a oficina “O Cinema Brasileiro Nasceu no Cineclube” será realizada de 14h às 17h, no auditório do Porto.

A formação, que é gratuita, terá 20 vagas disponíveis, a serem preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia da atividade, a partir das 13h30min. A partir da experiência do Cineclube Âncora, a formação propõe uma reflexão sobre o exercício da curadoria e da crítica cinematográfica para a formação cineclubista. Destinada a iniciantes com interesse de atuação nessas áreas, a formação tem 15 horas/aula divididas em cinco dias. O objetivo é que os participantes montem a própria mostra de filmes com a defesa da curadoria à partir da escrita crítica. Ao final, uma das mostras será selecionada para exibição no Porto Iracema das Artes.

A oficina também integra a programação especial de férias realizada pelo Porto Iracema das Artes em conjunto com o Cebtro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e o Porto Dragão, que tem como tema “Liberdade para pensar, brincar e sonhar”. Vem curtir essas férias com a gente!

SOBRE OS CINECLUBISTAS

Foto: Joyce S. Vidal

Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha se conheceram em 2017 nos Cursos Básicos de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes. Foram roteiristas e diretores do curta-metragem “Capitais”, tendo estreia nacional no 28º Cine Ceará e premiado com o Candango de Melhor Filme Universitário no 51º Festival de Brasília. Coordenam juntos há dois anos o Cineclube Âncora, responsáveis pela programação das sessões e mediação dos debates.

Kamilla Medeiros tem formação em Comunicação Social – Publicidade pela Universidade Federal do Ceará, e teve sua primeira experiência em cinema com a realização de “Capitais”, onde atuou como roteirista, diretora, atriz e montadora. Já participou de mediação de debates em mostras realizadas no Cinema do Dragão, tais como “Bárbaras: Mulheres do Ceará” e “Mostra Percursos 2018”. Atualmente integra a 5ª turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes.

Arthur Gadelha é membro da diretoria da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), e codiretor do site de cinema Quarto Ato. Foi responsável pela curadoria dos curtas-metragens da 6ª edição do Festival de Jericoacoara, compôs o Júri Universitário do 26º Cine Ceará, Júris da Crítica do 10º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e 17º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, e Júri do Festival Alunos que Inspiram, da Secretaria de Educação do Ceará.

SERVIÇO

O que: “O Cinema Brasileiro Nasceu no Cineclube”, com Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha
Quando: 15 a 19 de julho, das 14h às 17h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia da atividade, a partir das 13h30min.

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes

Publicado em 10/07/2019