Escola de Formação e Criação do Ceará

Daniel Jablonski

Daniel Jablonski discute arte, trabalho e remuneração em mais uma edição “Entre Telas – Artes Visuais”

entre telas artes visuais daniel jablonski capa site 1

No bate-papo, o artista, professor e pesquisador, discutirá as relações de produção e remuneração de artistas e produtores no contexto de pandemia.

A quarentena alterou as formas de produzir, comunicar e pensar sobre nós e os contextos nos quais estamos inseridos. A cena artística não estava preparada para essa mudança, assim como toda a sociedade. Para pensar as rotinas de criação e remuneração de artistas neste contexto, o próximo “Entre Telas – Artes Visuais” trará o artista Daniel Jablonski para o debate “Nós, trabalhadores da arte, nós quem? Arte, trabalho, remuneração”. A conversa será transmitida no dia 30 de junho, a partir das 15h, no Instagram da Escola.

A partir do artigo “Parem a competição já”, publicado por ele e Flora Leite na Revista Select, em 17 de abril de 2020, pouco tempo depois do início da quarentena, o artista discutirá as relações de produção e remuneração de artistas e produtores. O artigo levanta críticas ao uso da noção de “emergência” por parte de editais privados no campo cultural, os quais estimulam a competitivade, aprofundando assim processos estruturais de precarização dos artistas.  Daniel Jablonski vem discutindo sobre essas questões há algum tempo, recentemente também participou da conversa no Instagram da SP-Arte a partir do texto “Uma introdução à ineconomia”.

O “Entre Telas”, realizado pelo Porto Iracema das Artes, vem promovendo debates entre artistas e pesquisadores sobre suas formações e processos criativos em diferentes contextos. Por iniciativa dos Cursos Básicos em Artes Visuais, o projeto já trouxe nomes como Sy Gomes, Beatriz Soares, Iago Barreto e Bya Kanindé. As conversas acontecem semanalmente, com mediação da coordenadora Carolina Vieira.

Sobre Daniel Jablonski

daniel jablonski
Foto de Pedro Agilson.

É artista visual, professor e pesquisador independente. Conjugando teoria e prática, sua produção pode tomar a forma de fotografias, objetos, instalações, e ser apresentada no contexto de exposições, publicações ou palestras. Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, e seus escritos em revistas de arte, de filosofia e de literatura. Atualmente leciona e coordena o curso de História da Arte Moderna e Contemporânea no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Daniel Jablonski discute arte, trabalho e remuneração em mais uma edição Entre Telas – Artes Visuais”
Quando: 30 de junho, a partir das 15h
Onde assistir: Instagram do Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 18/06/2020