Escola de Formação e Criação do Ceará

Joaquim and Blackie - Copyright REC Produtores and Ukbar Filmes

Da cena escrita à cena filmada: Cena Cineclube exibe “Joaquim”, seguido de debate com o diretor Marcelo Gomes

joaquim and blackie copyright rec produtores and ukbar filmes

Em sessão especial de encerramento das atividades do ano, o Cena Cineclube exibe, na próxima terça-feira, 12 de dezembro, o longa-metragem Joaquim (2017), de Marcelo Gomes, cineasta pernambucano e tutor do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes. Após o filme, o diretor selecionará algumas cenas do roteiro original para leitura com o público. A exibição se inicia às 18h, no Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), e é totalmente gratuita.

Com estreia em outubro de 2017, o Cena Cineclube é um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece quinzenalmente, às terças-feiras, no CENA 15. A proposta é estimular o debate e o encontro dacena de realizadores do cinema cearense e brasileiro – convidados a programar as sessões – com o público interessado em debater as diversas produções de cinema no mundo.

Para marcar o encerramento das sessões de 2017, o cineclube recebe o pernambucano Marcelo Gomes, trazendo seu último filme, “Joaquim”, que estreou este ano. Após a exibição, o diretor selecionará algumas cenas do roteiro original para leitura com o público, a fim de desvendar as decisões tomadas na sua transposição para as imagens do filme. No debate, Marcelo tratará de temas como a direção de arte e o trabalho com atores não profissionais na equalização das temperaturas de interpretação, além de se debruçar sobre a decupagem das cenas e suas escolhas estéticas.

SOBRE O FILME

JOAQUIM (Dir. Marcelo Gomes, 113 min, 2017)

Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por escravos africanos, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade da escrava Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

SOBRE MARCELO GOMES

Natural do Recife, seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus, teve estreia na mostra Un Certain Regard (Cannes, 2005), onde recebeu o Prêmio do Ministério da Educação da França, além de mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2009, apresenta no Festival de Veneza, Viajo porque preciso, volto porque te amo, uma ficção co-dirigida com Karim Aïnouz. Em 2012, Era uma vez eu, Verônica é lançado nos festivais de Toronto e San Sebastian. Dois anos depois, em 2014, co-dirigiu com Cao Guimarães o longa-metragem O Homem das Multidões, selecionado para a sessão Panorama do Festival de Berlim (Berlinale) e premiado nos festivais de Toulouse e Guadalajara, entre outros.  Este ano, Marcelo lançou mundialmente o longa-metragem Joaquim na competição oficial do 67º Festival de Berlim (Berlinale).

SERVIÇO

O que: Última sessão de 2017 do Cena Cineclube com exibição do filme Joaquim e debate com o diretor Marcelo Gomes
Quando: Terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h
Onde: CENA 15 (Rua José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 08/12/2017