Curta-metragem “Grilhões”, realizado por alunos do Porto Iracema, está disponível no Youtube

A divulgação dos filmes de alunos do Programa Preamar vem sendo realizada desde o início de abril, como parte da campanha Embarcação das Artes

Liberdade e amizade são os temas centrais de “Grilhões” (2017) , novo curta disponibilizado no canal do Youtube do Porto Iracema das Artes. Realizado por alunos do Preamar Audiovisual – Programa de Realização da Escola Porto Iracema das Artes, o filme de ficção integra a lista de produções dos alunos que vem sendo divulgada pela Escola como parte da campanha Embarcação das Artes. Além de filmes, também podem ser encontrados espetáculos de dança e teatro, shows, dicas de artes visuais, fotografia, leitura e masterclasses com grandes artistas que já passaram pela Escola.

Dirigido por Lucas Inocêncio, o curta se passa em uma comunidade pesqueira e trata da relação de amizade entre Wanderson, uma criança de sete anos e Evaldo, um rapaz de 22, que cumpre regime aberto e por isso utiliza uma tornozeleira eletrônica que tenta constantemente esconder. Em 13 minutos, o trabalho apresenta a relação entre os dois e as questões de Evaldo com o trabalho, expressão, sociedade e os grilhões que permeiam sua vida.

O filme, exibido no 29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no ano passado, foi um dos 17 selecionados para concorrer à Mostra Olhar do Ceará – Competição Cearense.

Quatro outras produções dos alunos do Preamar já se encontram disponível em nosso canal. São elas: “Matraca”, de Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota, “Rastros”, de Sabina Colares e Samarkandra Pimentel, “Ao Mar”, de Esaú Pereira e “Capitais”, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha.

“Aos meus pés”, também realizado em 2017, estará disponível na próxima semana.

GRILHÕES

Ficção – 2017 – 13 min

ASSISTA AQUI 

Frame do filme “Grilhões”

SINOPSE: Wanderson, uma criança de 7 anos, encontra em Evaldo, um rapaz de 22 anos em regime aberto e utilizando uma tornozeleira eletrônica, um amigo leal. Juntos, eles tomam uma decisão.

CRÉDITOS:

Direção: Lucas Inocêncio

Roteiro: Rafael Luan

Assistente de Direção: Leo Gadelha

Continuísta: Morfeu Gilson

Preparador de Elenco: Iago Barreto.

Produção: Lia Mota e Larissa Caúla.

Direção de Fotografia: Marcella Elias.

1o Assistente de Fotografia: Yuri Juatama

2o Assistente de Fotografia: Daniel Gonçalves

Direção de Arte: Djeyne Rudolf e Breno Oliveira.

Som Direto: Kaio Anderson.

Assistência de Som: Yuri Steindorfer e Cainan Bittecourt.

Montagem: Thaisa Hellen e Morfeu Gilson

Elenco: Carlos Juan, Jorge Costa, Wilbert Santos

Still: Té Pinheiro e Jamille Costa

Correção de Cor: Petrus Cariry

Mixagem: Èrico Paiva

Tutoria de Jane Malaquias

Sobre o Preamar

O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

SERVIÇO

Fique em casa, por você e pelos outros!

Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, a acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 30/04/2020