Curso Técnico em Dança

Objetivo:

O Curso Técnico em Dança, criado em 2005 e ofertado atualmente pelo Porto Iracema das Artes, tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Nível Médio, capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos.

Orientado para alunos iniciados em técnicas corporais, o curso tem duração aproximada de 2 anos, com carga horária total de 1.380 horas distribuídas em cinco módulos de qualificação que incluem disciplinas como Dança Clássica; Dança Contemporânea; Composição e Improvisação; Técnicas Somáticas; Introdução a História da Arte; Estética; Técnicas Alternativas; Elementos da Música; História da Dança; Cinesiologia Aplicada à Dança; Dramaturgia da Dança; Danças Tradicionais; Análise do Movimento; Estudos da Performance; Dança e Filosofia; Crítica de Dança; Elementos da Cena; Dança e Tecnologia; Políticas Culturais; Produção Cultural, além do Estágio Supervisionado.

Pré-requisito: ter a idade mínima de 16 anos completos no ato da matrícula; ter concluído ou estar cursando 2º ano do Ensino Médio; ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar das 8h30 às 12h30.

Coordenação:

Cláudia Pires

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Arte-Educação, a bailarina Cláudia Pires tem uma trajetória marcada pela passagem por diferentes companhias de dança da cidade bem como pela atuação na docência em dança nos diversos espaços formativos de Fortaleza. Concluiu pelo Instituto Dragão do Mar, através do Colégio de Dança do Ceará, o curso de Professor de Dança. Dirigiu o equipamento cultural Vila das Artes, escola de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza, entre 2013 e 2016. Integrou o Conselho Municipal de Educação nos anos de 2013, 2014 e 2016 onde presidiu a Câmara de Ensino Fundamental. Integrou a Câmara Setorial de Dança do Ministério da Cultura nos anos de 2005 e 2006. Criou e presidiu a Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (PRODANÇA) de 2003 a 2005. Representou a dança na Comissão de Análises de Projetos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, onde também prestou serviços à Comissão Estadual de Incentivo à Cultura e ao Festival de Dança do Litoral Oeste. De 2003 à 2010 foi curadora e diretora artística do programa Circuladança da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Coordena no Colégio 7 de Setembro os núcleos de dança, teatro e música. De 2009 à 2012 coordenou, em 20 escolas municipais, o Programa Dançando na Escola, realizado a partir de uma parceria entre Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, através da Vila das Artes, e Secretaria Municipal de Educação.

Assistente de coordenação:

Thiago Pinheiro Braga

É bailarino, ator e produtor cultural. Formado pelo Curso Técnico em Dança do Ceará da Secretaria de Cultura/SENAC/IACC – Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Formado pelo Curso de Artes Dramáticas – CAD da Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciando em Teatro pelo Instituto de Cultura e Arte – ICA da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Ao longo dos últimos anos o Curso Técnico em Dança tem tido como professores convidados nomes como: Alexandre Veras (CE); Andréa Bardawil (CE); Angela Souza (CE); Carolina Wiehoff (RJ/CE); Denise Stutz (RJ); Dudude Herrmann (MG); Eliana Madeira (CE/Alemanha); Emídio Sanderson (CE); Emyle Daltro (MT/CE); Enrico Rocha (CE); Erwin Schrader (CE); Fauller (CE); Fernanda Eugênio (RJ); Flávia Meireles (RJ); Flávio Sampaio (CE); Graça Martins (CE); Izabel Gurgel (CE); João Paulo Gross (RJ); Joubert Arrais (CE); Leila Filgueira (CE); Lourdes Macena (CE); Luciana Bicalho (RJ); Luciana Costa (CE); Luiz Fernando Bongiovanni (SP); Márcia Santiago (BA); Marise Léo Bilica (CE); Micheline Torres (RJ); Pablo Assumpção (CE); Patrícia Caetano (RJ/CE); Paulo Caldas (RJ/CE); Possidônio Montenegro (CE); Raimundo Severo (CE); Rosa Primo (CE); Thaís Gonçalves (SP/CE); Thereza Rocha (RJ/CE); Tica Lemos (SP); Vanilton Lakka (MG); Wanderson de Sousa (CE); Wilemara Barros (CE).