Loading...

Programa de Artes Visuais e Multimídia

Programa de Artes Visuais e Multimídia

Objetivo: formação de público com olhar sensível e crítico capaz de desenvolver ações, trabalhos e textos nas mais distintas formas de expressão e de suporte, exercitando a análise e a compreensão da arte no seu contexto histórico, político e cultural.

Coordenação: Carolina Vieira

Pesquisadora no campo da arte e da curadoria. Mestre em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com apoio da CAPES e Especialista em Arte Contemporânea pela PUC-Minas e em Arte e Educação pela Faculdade 7 de Setembro. Atuou em espaços de arte como: Inhotim (MG), MAC (CE), SP-Arte (SP), Unifor (CE), Multiarte (CE).

Percursos Formativos

1. ROTEIRO PARA QUADRINHOS

Objetivo: O foco desse módulo é a criação e o desenvolvimento de argumentos e roteiros voltados para a produção de história em quadrinhos (HQs), a partir do domínio de técnicas narrativas e de quadrinização. Ao longo do curso os participantes elaboram uma tirinha ou uma História em Quadrinhos publicada na internet.

Percurso de história em quadrinhos:

Roteiro para quadrinhos – 45 h/a
Desenho para quadrinhos – 45 h/a
Arte-final, cor e letreiramento – 45 h/a
HQ na Internet – 45 h/a

2. ARTES GRÁFICAS – DESENHO

Objetivo: trabalhar o desenho como meio de representação gráfica de imagens, bem como expressão de ideias e sentimentos. O participante desenvolve estudos de desenho à mão livre e com instrumentos na representação plana de imagens tridimensionais. A partir desses trabalhos discute-se sobre os elementos da linguagem visual, o estudo e a aplicação de materiais diversos na prática do desenho. O percurso tem como proposta de projeto final a realização de uma exposição com os trabalhos dos alunos.

Percurso formativo Artes Gráficas:

– Artes Gráficas: Desenho – 45 h/a

– Artes Gráficas: Pintura – 45 h/a

– Artes Gráficas: Desenho Digital – 45 h/a

– Artes Gráficas: Pintura Digital – 45 h/a

3. FOTOGRAFIA BÁSICA (MANHÃ)

Objetivo: ApresentaR as técnicas de produção de imagens com câmera fotográfica digital, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar o olhar dos participantes, estimulando a reflexão crítica sobre seu cotidiano e a produção imagética contemporânea. O percurso tem como projeto final a realização de um ensaio, uma revista ou uma exposição.
Percurso de Fotografia Digital (Manhã):

– Fotografia Básica – 45h/a

– Edição de Fotografia Digital – 45 h/a

– Fotografia como Linguagem – 45 h/a

– Edição e Tratamento de Fotografia – 45 h/a

4. FOTOGRAFIA BÁSICA (NOITE)

Objetivo: Apresentar as técnicas de produção de imagens com câmera fotográfica digital, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar o olhar dos participantes, estimulando a reflexão crítica sobre seu cotidiano e a produção imagética contemporânea. O percurso tem como projeto final a realização de um ensaio, uma revista ou uma exposição.
Percurso de Fotografia Digital (Noite):

– Fotografia Básica – 45h/a
– Edição de Fotografia Digital – 45 h/a
– Fotografia como Linguagem – 45 h/a
– Edição e Tratamento de Fotografia – 45 h/a

X