Programa de Artes Cênicas

Programa de Artes Cênicas

Coordenação: Ângela Soares

Formada em Artes Cênicas (IFCE), especialista em Metodologias do Ensino de Artes (UECE) e em Teorias da Comunicação e da Imagem, atualmente cursa História (UECE). Participou como atriz de espetáculos locais como “Sonho de uma noite de verão” (direção de Sidney Souto), “Mulheres que matam galinhas” (direção de Murilo Ramos), dentre outros. Possui pesquisa acadêmica focada na performance art e alguns trabalhos nessa esfera de atuação.

Objetivo: Oferecer uma formação que promova o contato e diálogo entre as diversas áreas que compõem a criação cênica, propiciando ao aluno experiências nos campos criativo, técnico e expressivo que desenvolvam suas capacidades para compreensão e criação de obras cênicas.

Percursos Formativos

1. POÉTICA CORPORAL

Objetivo: desenvolver discussões e experimentos no sentido de instigar o participante a: perceber as diferenças entre o corpo cotidiano e o corpo cênico; exercitar técnicas de preparação corporal para a cena (aquecimento, atenção, energia etc.); investigar as potencialidades de seu próprio corpo para produzir significações nos processos de criação cênica; exercitar a criação a partir de textos dramáticos.

Percurso Práticas do Ator:

Oficina O ator e o texto: composições, com Grace Passô – 12 h/a

Poética Corporal – 60 h/a

Poética Vocal – 60 h/a

 

2. CENA, ESPAÇO E SIGNIFICAÇÕES

Objetivo: introduzir os conceitos e técnicas fundamentais para a criação do espaço cênico, destacando suas possibilidades narrativas e poéticas. Apresenta noções básicas de desenho e planta baixa e os elementos de um projeto cenográfico.

Percurso Cenografia:
Cena, espaço e significações – 45 h/a
Espaço cênico e criação de projeto – 45 h/a

 

3.  NOÇÕES BÁSICAS DE FIGURINO

Objetivo: introduzir os conceitos (diferenças entre roupa cotidiana, look de moda e figurino cênico etc.) e técnicas (cores, materiais, texturas, caimentos e efeitos) fundamentais para a criação de figurino para teatro, destacando suas funções dramatúrgicas e conceituais.

Percurso Figurino:

Noções básicas de figurino – 45 h/a

Desenho de figurino e criação de projeto – 45 h/a

 

4. NOÇÕES BÁSICAS DE SONOPLASTIA

Objetivo: introduz os conceitos e técnicas básicas para a criação de sonoplastia para espetáculos teatrais. Aborda as possibilidades narrativas e poéticas do som na construção da cena. Apresenta noções de foley, gravação, edição, mixagem, softwares de produção de áudio, sound design, trilha sonora, pesquisa de sons e criação de banco sonoro para a cena teatral.

Percurso Sonoplastia:

Noções básicas de sonoplastia – 60 h/a

Sonorização de espetáculos – 45 h/a

 

5. NOÇÕES BÁSICAS DE ILUMINAÇÃO CÊNICA

Objetivo: introduz os conceitos e técnicas básicas para a iluminação do espaço cênico: os tipos de refletores, suas características, modos de utilização, filtros de cor, gobos, globos de vidro, máquina de fumaça e acessórios. A manutenção e gestão de montagens de estruturas cênicas. As mesas de luz digital e analógica, suas especificidades e princípios de programação. Introdução aos elementos básicos de um projeto

Percurso Iluminação:

Noções básicas de iluminação cênica – 60 h/a

Possibilidades luminotécnicas e criação de projeto – 45 h/a