Básicos

Programa de Formação Básica

Objetivo: Iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural.

Coordenação: Edilberto Mendes
Graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação pela UFC e em Artes Cênicas pela UFRN com pesquisa em dramaturgia. Tem publicadas obras de ficção e   artigos científicos. Atuou ainda como diretor e crítico teatral.

O Programa de Formação dos Cursos Básicos  abrange três áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais e Multimídia e Audiovisual e Música. Cada uma está estruturada por Percursos Formativos, em que a autonomia do aluno constitui-se como conceito orientador do processo de construção do conhecimento.

Áreas do programa de formação dos cursos básicos

Percursos formativos

1. Percurso Formativo Sequencial – São formados de 4 a 6 módulos, de três naturezas: Fundamentais, Integradores e Complementares.

Carga horária: 225 horas/aula em média, cada módulo com duração de 45h/a.

2. Percurso Formativo Híbrido – aquele construído pelo próprio aluno, a partir de seus interesses de formação.

Ambos os percursos seguem uma estrutura de módulos de aprendizagem, autônomos, mas articulados entre si, que funcionam na perspectiva de encaminhar o aluno para uma formação que respeite o “estado da arte” de seu repertório de conhecimento nas respectivas áreas de formação.

Módulos de aprendizagem

Os módulos de aprendizagem são de três naturezas:

1. Fundamentais – aqueles obrigatórios para uma certificação que habilita o aluno para o exercício profissional da área referida.

2. Integradores – aqueles que integram as diversas áreas de formação do Programa Básico da escola.

3. Complementares – aqueles que expandem as possibilidades de conhecimento do aluno.