Loading...

Programa de Audiovisual e Música

Programa de Audiovisual e Música 2016

Coordenação: Tiago Therrien

Tiago Therrien é montador, formado pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (Cuba) e especialista em comunicação em mídias digitais. Sua formação conta com a experiência em programas de algumas escolas de arte, como a residência artística na Escola de Mídia e Artes – KHM (Colônia, Alemanha) e o curso de composição digital no Inter-Dec College (Montreal, Canadá). Como complementação aos estudos, participou do Talent Campus de Guadalajara (Mexico), Talent Campus de Berlin (Alemanha) e da Oficina de Realização com Abbas Kiarostami (Múrcia, Espanha), entre outros. Alguns dos filmes que contribuiu como montador foram exibidos em festivais como Clermont-Ferrand (França), Berlinale (Alemanha), Mostra Internacional de São Paulo (Brasil), Documenta Madrid (Espanha), Porto Rico, Venezuela. Seu envolvimento com o Porto Iracema das Artes se deu início em 2013 como participante do Laboratório de Cinema e como professor dos cursos básicos em audiovisual e do curso técnico de animação para jogos.

Percursos Formativos

1. PERCURSO DE CÂMERA

Objetivo: O percurso de Câmera apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. O percurso é composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.

  • Módulo I  – A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
  • Módulo II  – Narrativas Visuais: O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo da técnica em função da narrativa, explorando a câmera e a linguagem de vídeo como meio de contar experiências, sensações e ideias. Numa abordagem teórico-prática, apresenta os equipamentos e as técnicas de manuseio, os tipos de câmera para cinema e vídeo e os acessórios, a compatibilidade entre suportes diversos e formatos de janela. Discute os fundamentos da linguagem e da operação de câmera, considerando aspectos como o uso expressivo dos valores de quadro, eixos, sua composição e ações internas.
  • Módulo III – Práticas Técnico Criativas em Câmera: Aprofunda, por meio de exercícios práticos, a construção da imagem no audiovisual. Aborda o uso da câmera, as lentes e filtros, os refletores e lâmpadas, os medidores de luz, a temperatura de cor, os tipos de iluminação por pontos de reflexão, a compatibilidade entre diversos suportes.

2. PERCURSO DE SOM

Objetivo: O percurso consiste em uma introdução ao som nos meios audiovisuais. Apresenta o campo da criação sonora e seus elementos para construção de narrativas e atmosferas, capacitando o aluno e auxiliando-o na percepção das nuances sonoras contidas nas obras audiovisuais através da realização de exercícios de captação de áudio. O percurso é composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.

  • Módulo I Módulo – A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
  • Módulo II – Narrativas Sonoras: O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo de técnicas de captação de som direto para o audiovisual, em função da narrativa. Apresenta noções introdutórias de acústica e psicoacústica.
  • Módulo III  – Práticas Técnico Criativas em Som Direto: Aprofunda os conceitos, técnicas, equipamentos e softwares de captação e tratamento de som com ênfase no exercício de campo.

3. PERCURSO DE EDIÇÃO


Objetivo: 
O percurso apresenta os conceitos e técnicas fundamentais da edição cinematográfica, destacando a criação de sentidos por meio da articulação de planos e elementos sonoros. É composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.

  • Módulo I A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
  • Módulo II  – Criação de Sentidos pela Edição: Apresenta as ferramentas de edição e as formas de organização do material filmado. Aborda a construção de sentidos pela edição cinematográfica e suas interferências na narrativa. Trabalha a escolha dos planos a partir métrica das ações internas e a correlação entre tomadas e planos. Práticas com softwares de edição, como importação, organização de material e edição básica.
  • Módulo III  – Práticas Técnico Criativas para Edição: Apresenta e discute diferentes dinâmicas de edição de documentário e ficção, para televisão ou cinema. Práticas avançadas com software de edição, como multicâmera e codificações.