Escola de Formação e Criação do Ceará

Curso de Férias “Verbetes, conflitos e cenas: oficina de criação de roteiro”, com Wislan Esmeraldo

verbestes-14

Os Cursos Básicos em Audiovisual ofertam o curso de Férias “Verbetes, conflitos e cenas: oficina de  criação de roteiro”, com Wislan Esmeraldo e Tércia Montenegro, de 12 a 29 de Julho,  das 9h às 12h, com  30 h/a. As inscrições ocorrem até 03 de julho com 20 vagas a serem preenchidas.

O objetivo é apresentar, discutir e exercitar o conceito de conflito e sua aplicação na construção da narrativa cinematográfica. Os participantes terão como referência a obra Dicionário amoroso de Fortaleza, da escritora cearense Tércia Montenegro, para criar situações dramáticas e desenvolver o primeiro tratamento de um roteiro de curta-metragem.

Pré-requisitos:

– Idade mínima de 18 anos

– Ensino Médio completo

– Estudantes de Cinema, Letras, Comunicação e áreas afins

– egressos dos cursos e oficinas de roteiro ministrados no Porto Iracema;

– interessados em geral que tenham noções básicas de roteiro.

Processo seletivo:

– primeira etapa: 04 e 05 de julho

– segunda etapa (entrevista): 06 e 07 de julho

Divulgação do resultado no site da escola: – primeira etapa: 05 de julho

– segunda etapa: 08 de julho

INSCREVA-SE AQUI

Tércia Montenegro é escritora com vários títulos publicados incluindo contos, crônicas, romance e ensaio. Em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. Em 2012, O tempo em estado sólido recebeu o prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, o prêmio nacional Ideal Clube de Literatura, e foi finalista do Jabuti e do prêmio Portugal Telecom. É graduada e mestre em Letras, doutora em Linguística (UFC) e professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC.

Wislan Esmeraldo é diretor e roteirista. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, participou de importantes festivais com seu primeiro curta-metragem, “Tenho um dragão que mora comigo (2014)”, premiado como melhor filme pelo Júri Oficial do 14º Goiânia Mostra Curtas; pelo Júri especial ABD/APECI, do I MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco e pelo 25º Cine Ceará (Prêmio A Ficção Necessária). Seu mais recente filme, “Para minha mãe (2015)”, teve estreia no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Curta e Cinema, e participa do 26º Cine Ceará.

Atualmente, Wislan desenvolve o roteiro de dois longas-metragens: “O Rio”, que participou da segunda edição do Laboratório de Criação da Escola Porto Iracema das Artes e agora integra o núcleo criativo da Tardo Filmes; e “Motel Destino”, que integra o núcleo criativo da Ainouz Produções Cinematográficas.