Escola de Formação e Criação do Ceará

cru_capa-site

“CRU – riscos da criação”: evento discute registro e mecanismos de anotação no processo criativo

cru capa site

 

Os Laboratórios de Dança, Teatro e Artes Visuais do Porto Iracema irão se reunir novamente nessa terça-feira (21) para a segunda edição do “Cru – riscos da criação”. O encontro é voltado para os entusiastas, artistas e pesquisadores da dança, do teatro e do circo, além de outras linguagens, e acontecerá as 19 horas, no pátio da escola. O acesso gratuito e aberto ao público.

Nesta edição, o evento traz Cecilia Andrade, Fauller e Hector Briones para partilhar seus cadernos e rascunhos e criar um diálogo em torno das seguintes perguntas: Como se registra? Quais os métodos de anotações? Que percepções fincam o registro?

O CRU tem como proposta ser uma experiência de partilha de metodologias e um convite para provar sabores construídos coletivamente. Em formato de mesa de conversa, a cada edição quatro convidados participam de discussões relacionadas à construção de metodologia e processos de criação.

Cecília Andrade

cecília 1

Artista Visual e Arquiteta. Tem mestrado em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Explora as relações corpo, cidade e tecnologia e possui interesse nas conexões entre matéria e memória. Em 2016 desenvolveu o projeto “Onde Sopram os Ventos, fincar os Pés na Areia” no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema. Está com a exposição “Excursão Pajeú”, no CCBNB Fortaleza.

Fauller

fauller 1

Bailarino e coreógrafo formado pelo Colégio de Dança do Ceará. Foi contratado pela Association Fin Novembre, em Paris, entre 2005 e 2007. Desenvolve desde 2001 trabalhos autorais de dança (sozinho ou em colaboração com artistas de diferentes nacionalidades) que se relacionam com outras linguagens. É diretor e fundador da Cia. Dita, criada em 2003 como um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística. Nesses 14 anos de existência, a Cia Dita. circula por eventos que se relacionam com dança e vídeo, como: Mostra Fora-Do-Eixo (SP), FID – Fórum Internacional de Dança (MG), Cine Ceará, Festival Internacional de Cinema de Brasília, Festival Panorama de Dança (RJ) e Festival Brasil Move Berlim. Alguns dos trabalhos que se destacam: “De-vir”, “Corpornô”, INC.” e “L’après-midi D’un Fauller”.

Hector Briones

hector5

Professor do Curso de Teatro e Mestrado em Artes da Universidade Federal do Ceará, doutor e mestre em Artes Cênicas (UFBA) e bacharel em Atuação pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Sua pesquisa focaliza a história do teatro, teorias da cena no Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), no qual atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa, “Do corpo da cena: cena, alegoria e escritura no teatro contemporâneo”. Dirigiu a peça “Um lugar para ficar em pé: últimas peças e outros fragmentos de Samuel Beckett”, montagem de formação da primeira turma do curso de artes cênicas da UFC. Dirigiu os espetáculos “Baldio” e “Urubus” do Grupo Pavilhão da Magnólia.

SERVIÇO

O que: “Cru –  “Riscos da Criação” com com Cecília Andrade, Fauller e Hector Briones

Quando: Terça-feira, 21 de novembro, às 19h

Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO