Escola de Formação e Criação do Ceará

Rotas de Criação - Artes Visuais. 13.07.2017 Fotos Joyce S. Vidal (7)

Convocatória Programa PREAMAR 2018 de Artes Visuais

A escola Porto Iracema das Artes abriu na última segunda-feira (3), a convocatória para o programa PREAMAR 2018 de Artes Visuais. O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com o objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. As inscrições seguem abertas até o dia 09 de setembro.

As 25 vagas são destinadas a egressos dos percursos de Artes Gráficas e Fotografia, que no fim do programa, desenvolverão uma exposição como trabalho final, sob a tutoria das artistas Clara Capelo, Ingra Rabelo e Waléria Américo. As inscrições podem ser realizadas no site do Porto Iracema.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a Preamar, referida no título do programa. O início das atividades está marcado para o dia 17 de setembro.

Sobre as artistas

Clara Capelo

Iniciou o curso de Fotografia Analógica da Casa Amarela (Universidade Federal do Ceará) e passou a se dedicar a fotografar espetáculos de teatro e música, além do cotidiano urbano e íntimo. Em 2010, a fim de experimentar os processos digitais da fotografia, se mudou para São Paulo onde teve a oportunidade de trabalhar como assistente fotográfica no Instituto Internacional de Fotografia, sendo convidada em 2011 pelo diretor do Instituto, Danilo Russo, a coordenar os cursos do IIF. No mesmo ano, ingressou no Curso Técnico de Processos Fotográficos no SENAC, mas foi a partir do curso “Luz Marginal Procura Corpo Vago”, do fotógrafo Gal Oppido, que pôde vislumbrar o que queria fotografar: o onírico. São inquietações a partir das possibilidades dos sonhos que movem os ensaios fotográficos que realiza desde 2014. Em 2015, já em Fortaleza, participou do 66º Salão de Abril, com o ensaio “La Mala Leche” e da XVIII Unifor Plástica, com o ensaio “Sustenida”. Em 2016, ingressou na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, no Curso de Realização em Audiovisual. Desde então desenvolve no audiovisual: realização, roteiro, fotografia e produção. Em 2018, participou da exposição Mulher Vírgula (Centro Cultural Dragão do Mar) com o ensaio “O que restava quando olhei pro abismo”. Ainda em 2018, passou a ministrar aulas de fotografia na escola Porto Iracema das Artes, no Percurso Formativo de Fotografia.

Waléria Américo

É artista visual. Suas experimentações artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal que no entanto nunca se deixam fixar. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras. Realizou exposições individuais no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (2008); e na Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro (2012); além de ter participado da Jogja Biennale XIV: Indonesia meets Brasil – Jogja National Museum – Indonesia (2017); do Fuso – Festival de Video Arte no Maat, Lisboa (2016); 19o Festival de Arte Contemporânea Sesc Vídeo Brasil, São Paulo (2015); Frestas Trienal de Arte, São Paulo (2014); Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007); da Bolsa Pampulha, Belo Horizonte (2005 e 2006); e Rumos Visuais, Itaú Cultural, São Paulo (2005 e 2006). Recebeu o Prêmio Illy Sustain Art Brasil, SP Arte, São Paulo (2013) e Prêmio Residência Artística no Exterior do Itamaraty, Fundación ACE, Argentina (2014). É mestre em Arte Multimedia – Performance & Instalação pela Universidade de Lisboa e graduada em Artes Visuais pela Faculdade da Grande Fortaleza, com especialização em Audiovisual e Mídias Eletrônicas pela Universidade Federal do Ceará.

Ingra Rabelo

É artista visual e produtora formada pelo Instituto Federal do Ceará. Sua produção artística transita em experimentações com desenho, pintura, design, grafiti e animação. Pesquisa a desconstrução da estrutura do corpo sobre uma perspectiva mutante, afim de discutir relações de identidade, gênero e sexualidade, participando de exposições coletivas e laboratórios de criação desde 2013. Atualmente se concentra no projeto Maria Xinim, buscando refletir sobre o próprio corpo e relações com micro politicas de gênero.

Em produção nas artes visuais inicia suas atividades no CCBNB – Fortaleza (2013), se envolvendo também em processos de mediação, montagem e catalogação de acervo. Em (2014) foi assistente de projetos e pesquisa do artista Eduardo Frota. Logo em seguida, assumi coordenação e produção do Salão das Ilusões, conduzindo projetos dentro de várias linguagens artísticas. Tem em seu percurso a participação nos projetos “Rasto” – Naiana Magalhães (2015); “Sem Açúcar” – Henrique Viudez (2015); “Sem Título” – Diego Maia, curadoria – Raisa Cristina (2015); Agosto Saliente (2016); Bloco Adocyca (2016/2018); Ossos – Fernando Catatau (2016); Memórias de um Futuro em Ruínas – Mariana Smith (2017); “Vestuário” – Themis Mémória (2017)”Salão de Abril Sequestrado” (2017); “Tropicana” – Samuel Siebra (2017); “Festa Pra dar Cartaz” – Coletiva (2017); Interlúnio – Vitor Colares (2018); Ocupe Salão com “Nu Deslocado” – Vitor Marin/ VEN, “Terrena” – Marlon Tamboril/RO, “Dromer on Skov” – Samy Sffogia/RS (2018). Idealizadora e coordenadora da residência artística Sala Vazia.

Serviço
O quê: Convocatória para Preamar de Artes Visuais”
Quando: inscrições até 09 de setembro
Onde: Site do Porto Iracema (na aba ‘serviços’ em ‘inscrições’): www.portoiracemadasartes.org/inscrições
Gratuito

Publicado em 05/09/2018