Com Figura realiza três sessões em julho dentro da programação especial das Férias do Porto

Sessões acontecerão nos dias 02, 16 e 30 de julho

Integrando a programação especial de Férias do Porto, o Com Figura – sessão de desenho com modelo vivo vem com três edições durante o mês de julho. Os encontros acontecerão nas terças-feiras, dias 2, 16 e 30, sempre a partir das 19h, na Sala de Dança do Porto Iracema das Artes. Para cada sessão serão distribuídas 30 senhas, entregues na recepção da Escola, por ordem de chegada, a partir das 18h30. A atividade é gratuita e aberta a desenhistas profissionais e amadores maiores de 18 anos.

Dando início às ações, o Com Figura traz como convidada da primeira sessão, no dia 2, a dançarina e produtora cultural, Rafaela Lima. Na ocasião, a artista também apresentará a performance “Frutacor”, que faz uma crítica à objetificação do corpo da mulher, comumente associadas a frutas. No dia 16, é a vez do modelo Henrique Nomano e, no dia 30, Tay Moreira.

SOBRE RAFAELA LIMA – 2 de julho 

Foto: Dan Seixas

Natural de Itapipoca, Rafaela é artista docente, pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e pós-graduanda em Gestão Cultural pela Universidade Vale do Acaraú-UVA. É Dançarina da Cia Balé Baião e Cia Rebentos de dança contemporânea de Itapipoca-CE, Produtora Cultural no Coletivo Circular de Sobral e professora de Dança na Escola Livre Balé Baião de Itapipoca. Artista intérprete e pesquisadora de dança contemporânea e da performance evidenciando na sua pesquisa para cena o corpo-imagem e a relação corpo-objeto(s). Em sua trajetória de corpo-arte e ensino pesquisa e difunde a técnica de Dança da Cia Balé Baião de Itapipoca-CE, em seus processos criativos autorais transita por esse lugar pertencido e traça diálogos com o corpo Performático.

SOBRE HENRIQUE NOMANO – 16 de julho 

Henrique Nomano, 25 anos, é fortalezense. Concilia a vida de Operador de callcenter e estudante universitário de Teatro. Concluiu o Curso Princípios Básicos em Teatro – CPBT, do Theatro José de Alencar, com apresentação do espetáculo “Trinta e Duas”. Realizou as seguintes performances: “A revolta dos brinquedos”; “Cor-Poética”; e “Homuluncro”, onde apesar de super distintos, os trabalhos seguiam a mesma estética de passar uma mensagem exclusivamente com a linguagem corporal. Acredita que a linguagem corporal é uma forma eficiente e delicada de mediação da comunicação entre artista e público. No cinema, fez figuração no curta metragem “Gerra de Tapioca” e protagonizou JAIR no curta metragem universitário Lado A lado B. Seu corpo é ferramenta de trabalho não apenas para trabalhos artísticos, mas também para esportes que pratica como hobbies: natação, atletismo e musculação.

SOBRE TAY MOREIRA – 30 de julho 

Tay Moreira, artista multimídia, é formada em Cinema e Audiovisual pela UFC e tem como ênfase a fotografia, a realização e edição de vídeo e a videoperformance. Seu trabalho artístico tem destaque principalmente nos afetos atravessadores, na experimentação de técnicas e na justaposição de saberes, tendo a arte como pano de fundo para expressar suas próprias questões, filosóficas ou não. Portanto, se utiliza da autoficção e de gêneros híbridos, tanto na fotografia quanto no vídeo. Inspirada pelo cinema moderno e experimental, acredita que, além de ação, cinema é também sentimento e trata disso em suas criações.

SOBRE O COM FIGURA

Criado em agosto de 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, o “Com Figura – sessão de desenho com modelo vivo” tem o objetivo de contribuir na formação de artistas e aspirantes a partir da prática do desenho e da troca de experiência entre os participantes. Desde janeiro de 2018, em parceria com o Curso Básico de Artes Visuais do Porto Iracema, o programa acontece quinzenalmente na Escola e é gratuito.

A cada encontro, um novo convidado é chamado para posar nu. Ao longo de todas as edições, mais de 30 modelos já posaram para os desenhistas. São escolhidos profissionais da dança, das artes cênicas, artes marciais, modelos, atletas, entre outros, que tenham consciência corporal – a fim de facilitar o desenvolvimento de poses mais interessantes para o desenho – e resistência física para a execução da ação.

OS FACILITADORES

Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues são os responsáveis pelos exercícios realizados durante a sessão, organização da quantidade e tempo das poses, além da seleção e orientação dos modelos.

Daniel Chastinet é um ilustrador residente em Fortaleza. Começou a se interessar por ilustração enquanto fazia faculdade. É um apaixonado por temas musicais, esportes, quadrinhos, ciência, horror e sci-fi. Durante esse tempo como ilustrador trabalhou com mercado editorial, games, animação, cinema, bandas, grafite e artes plásticas.

Flávia Rodrigues é bordadeira, artista visual e designer de moda por formação. Atua ministrando cursos e oficinas de bordado, em produções de figurino e trabalhos independentes. Usando o desenho e a técnica do bordado livre como linguagem, suas obras derivam entre o abstrato e o figurativo, com traços de autodescoberta ou memórias de mar.

SERVIÇO
O que: Com Figura realiza três sessões em julho dentro da programação especial das Férias do Porto
Quando: Terças-feiras, dias 2, 16 e 30 de julho de 2019, a partir das 19h
Onde: Sala de Dança do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
*São distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 18h30, na recepção da Escola
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 27/06/2019. Atualizado em 05/07/2019, com as bios dos novos modelos.