Escola de Formação e Criação do Ceará

musica_aniversário-porto-iracema-das-artes_foto-Alan-Sousa

Com aumento no número de projetos e no valor das bolsas, Porto Iracema das Artes abre inscrições para Laboratórios de Criação 2020

ano letivo 20 capa site geral

Este ano, serão desenvolvidas 29 propostas artísticas, sete a mais que nas edições anteriores. Durante os meses de residência artística em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, artistas também receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000,00

O Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura e gerida pelo Instituto Dragão do Mar, lança nesta terça-feira (11) as inscrições para a 8ª edição dos Laboratórios de Criação. Em 2020, serão desenvolvidos 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas cearenses, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. O período para submissão de projetos segue aberto, exclusivamente pelo site da Escola, até as 23h59min do dia 19 de março.

O secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, destaca que o Porto Iracema das Artes se tornou parâmetro no Brasil. “Um escola que alia seus processos de formação à geração de uma cena artística viva e pulsante, inventiva e crítica por meio dos percursos e travessias formativas, impactando nas veias dessa moçada e nas vias das cidades cearenses”, diz. Já Paulo Linhares, presidente do IDM, ressalta que “os Laboratórios do Porto são o espaço de excelência que os artistas do Ceará têm para experimentar suas criações e apresentar ao público pesquisas ricas em inovação estética e qualidade. A gente já vê uma geração de músicos, cineastas, atores, artistas das artes visuais, da dança que têm se destacado”, ele lembra. Para Bete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema das Artes, o momento é de conquista. “Este ano a gente materializa uma demanda antiga de ampliação do número de projetos dos Laboratórios, garantindo um impacto maior no campo cultural do Estado, além do aumento no valor das bolsas. A ampliação da experiência é resultado da repercussão estética que os projetos desenvolvidos no Porto vêm provocando nos circuitos nacionais e internacionais das artes”, afirma.

artes visuas temporada formativa 2019 foto m dias preto
Laboratório de Artes Visuais 2019 – Temporada Formativa. Foto: M. Dias Preto.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina em uma apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. As consultorias aos projetos acontecem de forma individual e coletiva, com oficinas, palestras e aulas abertas, numa maneira de também dar à Cidade acesso às formações. Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

Algumas mudanças implementadas na última edição seguem valendo. Os critérios de avaliação continuam tendo pesos diferentes; projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, em todas as linguagens, recebem bonificação extra na segunda etapa; e, no caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos. O Laboratório de Artes Visuais, que adotou um formato de dois anos a partir de 2019, terá agora a Temporada Investigativa, com o desenvolvimento de oito projetos: quatro selecionados entre a turma de 30 alunos da Temporada Formativa, realizada ano passado, e mais quatro que serão escolhidos nesta seleção. O Laboratório de Cinema também continua com as modalidades Nordeste e Nacional.

musica aniversário porto iracema das artes foto alan sousa
Luiza Nobel – Laboratório de Música 2019. Foto: Alan Sousa

Seleção

O processo seletivo dos projetos terá três etapas (o cronograma está disponível ao final de cada regulamento) e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

Confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO

Durante todo o período de inscrições, as coordenações dos Laboratórios de Criação realizarão encontros presenciais, tanto na sede do Porto Iracema quanto em outros espaços de Fortaleza e em municípios do interior cearense, assim como via Internet, para esclarecer todas as possíveis dúvidas de candidatas e candidatos. Lembramos ainda que, como em todas as edições, os últimos dias antes do final do prazo para submissão dos projetos são reservados para o Corujão, um plantão tira-dúvidas. As coordenações de cada laboratório também podem ser acionadas nos seguintes e-mails:

Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com

Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com

Laboratório de Dança – portodadanca@gmail.com

Laboratório de Música – coordenadoralabmusica@gmail.com

Laboratório de Teatro – coordenacaolabteatro@gmail.com

SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2020
Quando: 11 de fevereiro 19 de março de 2020
Inscreva-se AQUI
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes

Publicado em 11/02/2020.