Escola de Formação e Criação do Ceará

Jéssica Teixeira2

Com atriz Jéssica Teixeira, “Conversas com artistas da cena em formação” lança último episódio do segundo ciclo de debates

conversas com artistas da cena em formacao capa site

Durante os meses de agosto e setembro, dois ciclos de debates com atrizes e atores discutiram trajetórias e processos de aprendizagem, partindo de tese de doutorado do professor de Tiago Fortes

O segundo ciclo de debates “Conversas com artistas da cena em formação” chega ao fim com um episódio em vídeo discutindo a temática “Hora e lugar apropriados para discutir”. O bate-papo estará disponível no canal do YouTube do Porto Iracema das Artes na próxima terça-feira, 29, a partir das 10h. A nova convidada para este último vídeo da segunda série é a atriz, produtora e diretora Jéssica Teixeira.

Desenvolvendo atualmente a pesquisa artística “Corpo impossível”, que proporcionou a criação de E.L.A., seu primeiro solo, Jéssica integra o bate-papo abordando o desenvolvimento de métodos e valores próprios, além dos percalços encontrados durante a aprendizagem, pontos também abordados durante os dois ciclos. A mediação deste bate-papo continua com Tiago Fortes, professor adjunto do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC).

jéssica teixeira2
A atriz, produtora e diretora Jéssica Teixeira é a próxima convidada do segundo ciclo “Conversas com artistas da cena em formação”.

Os sete episódios dos dois ciclos tiveram como ponto de partida a tese de doutorado de Tiago Fortes, recém publicada pela Paco Editorial, “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. O terceiro bate-papo deste ciclo segue debatendo elementos importantes da obra com a vivência e experiência da atriz.

Este segundo ciclo de debates teve início no dia 15 de setembro debatendo “Abismo de experiências” com a atriz Jupyra Carvalho; no último encontro, foi a vez de Rodrigo Ferrera, que dá vida à drag Mulher Barbada há cinco anos, participar da conversa “O narcisismo do artista da cena”. O primeiro ciclo de debates foi iniciado em agosto e a playlist completa está disponível no canal do YouTube do Porto Iracema, podendo ser conferido AQUI.

O Conversas com artistas da cena em formação é uma ação online promovida pelo Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro da UFC. A iniciativa é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas”, ocorrido em junho nas redes sociais da Escola, evento que segue discutindo arte e virtualidade a partir de diferentes linguagens.

Sobre Jéssica Teixeira

Jéssica Teixeira é atriz, produtora e diretora. Graduada em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes também pela UFC. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre “Corpo Impossível”, mola propulsora para a criação do seu primeiro solo “E.L.A”, onde está como atriz, produtora e dramaturga da obra. Em 2019, fez diversas temporadas em Fortaleza e foi convidada para o 26º POA em Cena. Também fez temporada no SESC Pompeia (SP) e, recentemente, integrou como artivista o Boteco da Diversidade no II Encontro Internacional Nós Tantas Outras sob a direção de Naruna Costa.

Sobre Tiago Fortes

tiago fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Com atriz Jéssica Teixeira, “Conversas com artistas da cena em formação” lança último episódio do segundo ciclo de debates
Quando: 29 de setembro, terça-feira, às 10h
Onde acessar: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

Equipe de Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista

Publicado em 25/09/2020