Cineclube Âncora divulga programação de março

As duas sessões do mês exibirão o filme iraniano “Close-up”, no dia 14, e o filme americano “Grey Gardens”, no dia 28.

As sessões do mês de março do Cineclube Âncora já estão com os filmes definidos. No dia 14, a obra exibida será o longa iraniano “Close-up”, do cineasta Abbas Kiarostami. O filme tem duração de 98 minutos e é uma produção de 1990. O debate contará com a participação do cineasta cearense Samuel Brasileiro. Já no dia 28, a exibição será do filme americano “Grey Gardens”, com direção de Albert Maysles, David Maysles, Ellen Hovde e Muffie Meyer. Com duração de 100 minutos, a obra é de 1975. E para debater o filme, o convidado da vez é o coordenador do Curso Básico de Audiovisual da Escola, Arthur Leitte. Ambas as sessões ocorrerão no auditório do Porto, com início sempre às 14h. A entrada é gratuita.

Com retorno ao Porto Iracema das Artes no último dia 28, o Cineclube Âncora foi criado por alunos, em 2017, com a proposta de ser uma extensão da experiência da sala de aula do Curso Básico de Audiovisual da Escola. Este ano, as sessões do Âncora acontecem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras à tarde, no auditório do Porto.

SOBRE OS FILMES

CLOSE-UP (título original: Namay-e Nazdik)
Direção: Abbas Kiarostami
Irã, 1990, 98min

SINOPSE:
“Hossaim Sabzian é um homem pobre e humilde que é apaixonado pelos filmes do diretor Mohsen Makhmalbaf e, ao conhecer uma senhora em um ônibus, começa a se passar pelo cineasta. Forjando ser outra pessoa, ele entra na casa da família e promete colocá-la no seu próximo filme, caso ela lhe dê dinheiro. Percebendo que pode se tratar de um golpe, eles avisam a polícia e Hossaim vai a julgamento por tentativa de fraude.”

GREY GARDENS
Direção: Albert Maysles, David Maysles, Ellen Hovde e Muffie Meyer
EUA, 1975, 100min

SINOPSE:
“Edith Bouvier Beale, com quase 80 anos de idade, e sua filha divorciada Little Edie são primas de Jackie Kennedy. Elas costumavam viver no luxo da alta sociedade, mas 24 anos mais tarde, em grande dificuldade financeira, as duas passam os dias inteiros isoladas na mansão decadente Grey Gardens, cercadas por lixo, ratos e retratos da época de ouro. O documentário explora a relação de amor e ódio entre mãe e filha, presas à imagem que tinham no passado.”

SERVIÇO
O que: “Programação de março do Cineclube Âncora”
Filme: Close-up, quarta-feira, 14 de março, às 14h
Filme: “Grey Gardens”, quarta-feira, 28 de março, às 14h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 06/03/2018