Ciclo de palestras “A dramaturgia no Teatro de bonecos” com Oswald Barroso

O Curso Básico de Artes Cênicas da escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Escola de Mamulengos/Grupo Formosura de Teatro, vai realizar de outubro a novembro um ciclo de palestras sobre “A dramaturgia no Teatro de bonecos”. O primeiro encontro do ciclo acontece no dia 17 de outubro, com o poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo Oswald Barroso. A partir do tema “Dramaturgia Brincante no Teatro de Bonecos”, nesta primeira edição serão debatidos o teatro ritual, o político, o narrativo e o brincante, além das transições entre esses tipos de gêneros teatrais. A atividade acontece na sala A5 do Porto, a partir das 18h, e é gratuita.

O ciclo vai receber, ainda, os convidados Maria Vitória, Clevson Viana, Ricardo Guilheme, Ângela Linhares e Graça Freitas para discutir com o público questões como a construção do personagem para a dramaturgia de bonecos e a literatura de cordel. As palestras acontecerão às quartas-feiras, das 18h às 21h, sempre no Porto Iracema.

No total, serão seis edições que têm como objetivo a construção de um pensamento coletivo sobre a dramaturgia para o teatro de bonecos. A ideia é refletir a partir de uma práxis mais rica e substancial no fazer teatral cotidiano, tendo no campo das discussões as consideráveis transformações que esse tipo de teatro passou no século XX, como por exemplo as propostas cênicas, que não estão mais associadas somente ao teatro infantil, assim como as revisões de conceitos e posicionamentos.

Sobre Oswald Barroso
É poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo. Bacharel em Comunicação Social, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduado em Gestão Cultural pela ANFIAC/Paris, Concluiu estágio de Pós-Doutorado em Teatro, pela UniRio, no Núcleo de Estudo da Performance Afro-ameríndia. Professor Associado O do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, onde leciona Antropologia da Arte, História da Arte, Estética, Estética Musical, Cultura Brasileira, Cultura Cearense, Teatro e Música nas Tradições Populares. Professor de Antropologia da Arte, no Curso de Especialização em Arte e Cultura do Campo, da Universidade Federal do Cariri. Atualmente é membro da Academia Ibérica de Máscaras (com sede em Bragança, Portugal), da Associação dos Dramaturgos do Nordeste, do Núcleo de Estudos da Performance Afro-Ameríndia do Curso de Teatro da UniRio, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Cênicas do Theatro José de Alencar. É detentor da medalha de Folclorista Emérito, da Comissão Nacional do Folclore, do Título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e do Troféu Carlos Câmara de Teatro.

Serviço
O quê: Ciclo de palestras “A dramaturgia no Teatro de bonecos” com Oswald Barroso
Quando: Às quartas-feiras de outubro e novembro, das 18h às 21h. Primeira edição: 17 de outubro
Onde: sala A5 e Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

 

(Publicado em 08/10/2018)