Escola de Formação e Criação do Ceará

cena-cineclube_porque-era-ela_capa-site

Cena Cineclube inicia novo ciclo com foco na produção independente do cinema cearense

cena cineclube porque era ela capa site

 

A partir da próxima quarta-feira (7), o Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, inicia um novo ciclo no Cena Cineclube, com obras de produtoras cearenses. Nesta primeira sessão serão exibidas duas produções da Tardo Filmes: o longa Porque era ela (2016), dirigido por Luciana Vieira, e o curta Vailamideus (2014), dirigido por Ticiana Augusto Lima. As diretoras estarão presentes para um debate logo após a sessão, que se inicia às 19h, no Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto. O acesso é gratuito.

Após os ciclos de sessões programadas por cineastas mulheres e sessões organizadas por ex alunos do Lab. 2017, o Cena Cineclube estreia uma nova etapa de exibições e debates com foco na produção independente do cinema cearense. A ideia é que a programação seja pensada por produtoras locais, a partir de suas próprias obras e a Tardo Filmes será a primeira a abrir esta nova fase do cineclube.

SOBRE A PRODUTORA

A Tardo Filmes é uma produtora de cinema independente fundada em 2012, por Ticiana Augusto Lima e Guto Parente, que hoje conta com uma extensa rede de colaboradores. Ao longo dos cinco anos de existência, muitos projetos já foram realizados, entre eles a produção dos longas-metragens “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014), de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima; “O Animal Sonhado” (2015), de direção coletiva; “Porque Era Ela” (2016) de Luciana Vieira; “O Estranho Caso de Ezequiel” (2016) de Guto Parente; e “O Clube dos Canibais” (em pós-produção), de Guto Parente.

A produtora também participou da co-produção do longa “Doce Amianto” (2013) de Guto Parente e Uirá dos Reis. E produziu vários curtas, entre eles “Monstro” (2015) de Breno Baptista; “Cidade Nova” (2015) de Diego Hoefel; “Vailamideus” (2014) de Ticiana Augusto Lima; “De Terça Para Quarta” (2015), de Victor Costa Lopes e o telefilme “Guerra da Tapioca”, de Wislan Esmeraldo e Luciana Vieira, exibido como especial de natal da TV Verdes Mares em 2017.

Atualmente está concluindo o desenvolvimento de cinco roteiros de longas-metragens contemplados dentro do Núcleo Criativo e em pós-produção da série Identidade, voltada para as tv’s públicas.

SINOPSE DOS FILMES

Porque era ela, 60 min, Luciana Vieira, 2016
“Ela queria fazer um filme sobre Bárbara, eu queria fazer um filme sobre ela.”

Vailamideus, 7 min, Ticiana Augusto Lima, 2014
Festa de Família.

SOBRE O CENA CINECLUBE

O Cena Cineclube se propõe a ser um espaço de exibição pública e gratuita de filmes e pretende estimular o encontro de realizadores do cinema cearense e brasileiro – que são convidados a programar as sessões – e de todos os interessados em debater os diversos tipos de cinema no mundo

SERVIÇO
O que: Sessão do Cena Cineclube – Ciclo de exibições de produtoras cearenses, com a Tardo Filmes
Quando: Quarta-feira, 07 de março, às 19h
Onde: Centro de Narrativas Audiovisuais – Cena 15 (R José Avelino, 495 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 23/02/2018