Cena Cineclube exibe e debate longa Órfãos do Eldorado (2015), de Guilherme Coelho

Debate ficará por conta da professora Aíla Sampaio

Na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 19h, o Cena Cineclube exibirá o filme Órfãos do Eldorado (2015), do diretor Guilherme Coelho. A obra é uma adaptação do livro de Milton Hatoum. A sessão acontecerá no auditório do Porto Iracema das Artes e o debate sobre o longa-metragem será mediado pela professora Aíla Sampaio.

A sessão havia sido inicialmente marcada para 23 de abril, mas foi inviabilizada pela chuva que caiu sobre a Cidade naquela noite. Agora, com a retomada da exibição, a próxima e última sessão do ciclo “Cine Adaptações”, com A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, ficará para o dia 21 de maio.

Sinopse

ÓRFÃOS DO ELDORADO, DIR. GUILHERME COELHO, 96 MIN, BRASIL, 2015

Arminto Cordovil, um homem atormentado, volta para casa depois de muitos anos, após ser expulso por viver uma relação incestuosa com a irmã. Surpreendido pela inesperada morte de seu pai, Arminto se vê obrigado a assumir os negócios da família, que no passado fez fortuna com o transporte de mercadorias pelo rio Amazonas. Aos poucos, no entanto, ele é consumido pelos fantasmas do passado e por suas grandes paixões: Florita, a mulher que o criou, e Dinaura, uma misteriosa cantora cuja aparição na cidade fulmina sua vida como um relâmpago. Com Daniel Oliveira e Dira Paes. Adaptado da obra homônima do escritor Milton Hatoum.

Sobre a debatedora
Aíla Sampaio é professora da Unifor e escritora com livros publicados. Tem doutorado em Literatura comparada pela Universidade Federal do Ceará e pesquisa adaptações de obras literárias para o cinema e a TV.

Sobre o Cena Cineclube
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.

Serviço

O quê: Cena Cineclube exibe e debate longa Órfãos do Eldorado (2015), de Guilherme Coelho

Quando: Todas às terças-feiras de 26 de março a 14 de maio, às 19h.

Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto (Rua Dragão do Mar, 160)

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes

Publicado em 10/05/2019