Cearense Tiago Pedro orienta atividade na Escola Porto Iracema das Artes

Foto: Joyce Vidal

Encontro tem como proposta experimentar reflexões sobre memória e tempo na fotografia

No dia 6 de novembro, das 14h às 16h, o Porto Iracema das Artes realiza a ação Diálogos e Retratos em Grandes Formatos, com o fotógrafo e documentarista cearense Tiago Pedro. Durante o encontro, dez pessoas serão retratadas com uma câmera de grande formato, dialogando com os tradicionais fotógrafos de instantâneos, popularmente conhecidos como lambe-lambe.

No tempo da pose e do retrato, o documentarista busca um diálogo sobre memória fotográfica. Em troca de cada fotografia analógica, Tiago propõe que seja contada uma história sobre uma fotografia, uma memória sobre um dia em que foi retratado.

A ideia, portanto, é que os participantes experimentem um outro tempo no processo da fotografia. A atividade é gratuita e ocorrerá no pátio da Escola Porto Iracema das Artes. Serão destinadas 10 vagas com inscrições por ordem de chegada, a partir de 13h30.

Sobre Tiago Pedro

Artista Visual, poeta e realizador formado pela premiada EICTV – Escola Internacional de Cine y TV – CUBA, onde teve aulas com diretores como Abbas Kerostami, Ford Copolla, Naomi Kawase, Herzog e Cao Guimarães. Experimentando e investigando processos de ensaio e uso de aparatos analógicos (Super 8,16mm,35mm), tem ministrado formações de documentário que utilizam esses métodos como forma de expressão e tradução de mundo e do ‘eu’. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o nacional Rumos Itaú (2013 – O centro invisível, ensaio sobre Fortaleza). Começou sua carreira em 2008 com um curta documentário para TV Brasil.

Sobre a escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço
O quê: Diálogos e retratos em grandes formatos, com Tiago Pedro
Quando: 6 de novembro de 2019, quarta-feira, de 14h às 16h
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)