Escola de Formação e Criação do Ceará

capitais 2

“Capitais”, curta-metragem produzido por alunos do Porto Iracema, está disponível online

capitais capa site

Três outras produções do Programa Preamar já foram disponibilizadas pelo Porto Iracema como parte da campanha Embarcação das Artes

Mais uma obra de ficção produzida por alunos do PREAMAR Audiovisual – Programa de Realização da Escola Porto Iracema das Artes está disponível no canal do Youtube da Escola. O curta-metragem da vez é “Capitais” (2017), dirigido por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. A divulgação dos curtas produzidos no programa é mais uma ação da campanha Embarcação das Artes, que vem trazendo listas com dicas de produções culturais em diversas linguagens, além de lives em parceria com artistas nas redes sociais da Escola.

Com 11 minutos de duração, o drama trata da solidão nas grandes cidades, baseando-se na poética das músicas de Belchior. A narrativa gira em torno de Alice, uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos das capitais. Sua rotina muda quando a filha de sua vizinha bate em sua porta para perguntar sobre a mãe, que não é vista há muito tempo.

O filme, que já circulou por diversos festivais nacionais, como a Mostra Competitiva do 28° Cine Ceará, a Mostra Primeiros Quadros do 28° Curta Cinema e a 3° Mostra Sesc de Cinema, conquistou também o prêmio Candango de Melhor Filme no 2º Festival Universitário do Cinema de Brasília (FestUni). A mostra integrou a programação do 51º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.

Além de Capitais, três outras produções de alunos do programa já foram disponibilizadas pela Escola: “Matraca”,  de Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota, “Rastros”, de Sabina Colares e Samarkandra Pimentel e “Ao Mar”, de Esaú Pereira.

“Grilhões” e “Aos meus pés”, realizados em 2017, também serão disponibilizados nas próximas semanas.

CAPITAIS

Ficção – 2017 – 11 min

ASSISTA AQUI

capitais 2
Frame do curta “Capitais”

SINOPSE: Alice é uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais. A calmaria do dia-a-dia muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.

CRÉDITOS:

Direção e Roteiro: Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha
Assistência de Direção: Lola Melo
Continuidade: Morfeu Gilson
Coordenação de Produção: Arthur Gadelha
Assistente de Produção: Thaisa Hellen
Direção de Fotografia: Giovanna Campos
Assistência de Fotografia: Jamille Lima e Marcella Elias
Correção de Cor: Petrus Cariry
Fotografia Still: Jamille Santos e Té Pinheiro
Som Direto: Yuri Steindorfer
Assistentes de Som: Yago Rodrigues e Pedro Sá
Mixagem de Som: Érico Paiva
Direção de Arte: Kamilla Medeiros e Lola Melo
Figurino: Ana Karoline de Oliveira e Brenno Oliveira
Maquiagem: Samuel Siebra
Montagem: Kamilla Medeiros e João Eduardo
Logger: Morfeu Gilson

Sobre o Preamar
O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

SERVIÇO
Fique em casa, por você e pelos outros!
Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, a acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.