Escola de Formação e Criação do Ceará

Rodrigo Braga --01 (2)

Câmera e atitude artística: Arte e Fotografia – Rodrigo Braga

Carga horária: 7h/a

Público alvo: qualquer interessado com alguma experiência em fotografia e/ou linguagens artísticas; estudantes de fotografia, artes visuais ou áreas afins; fotógrafos amadores ou profissionais; jovens artistas.

Número máximo de participantes: 25

Faixa etária: acima de 16 anos

Metodologia

Aula teórica com apresentações de slides e vídeos em data-show, intercaladas com discussões entre o ministrante e a turma.

Justificativa

Frente à costumeira e antiproducente separação entre fotógrafos e artistas sobre alguns pontos de vistas relativos à prática fotográfica, faz-se necessário uma discussão sobre estes possíveis limites em uma linguagem amplamente utilizada como recurso no mundo imagético atual. Tendo a fotografia ganhado mais visibilidade e adeptos enquanto linguagem artística nos últimos anos em todo o mundo, torna-se oportuna a realização da oficina proposta, a fim de renovar o repertório visual dos interessados, buscando, assim, um debate coletivo acerca de temas específicos suscitados pelo facilitador.

Sinopse:

Este workshop é, na verdade, dois dias de discussões em torno do poder da fotografia enquanto linguagem e expressão artística. Onde a fotografia e a arte se encontram? Onde e por que se distanciam? Há especificidades entre a arte do fotógrafo e a fotografia do artista?

Estruturada a partir de apresentações de slides de obras de artistas nacionais e internacionais, que fazem um uso criativo relevante do dispositivo, a oficina analisará os imbricamentos da fotografia no contexto das artes visuais desde seu surgimento, passando pelos usos mais estabelecidos, chegando aos dias atuais, quando, inclusive, hibridismos com outras linguagens se tornam mais comuns. Por outro lado, o debate deve ser ampliado sob a ótica de fotógrafos de práticas originalmente documentais e seu poder de “construção de realidades”, sobretudo levando em conta o caráter estético e simbólico, que se relacionam às práticas artísticas.

Todo conhecimento dos participantes, que sejam pertinentes às discussões, serão incormporados no sentido de gerar conversas horizontais e construtivas.

Objetivos

  • Apontar dados históricos sobre a fotografia nas artes plásticas.
  • Oferecer elementos para uma distinção do poder artístico contido na ação fotográfica e/ou veiculação da imagem reprodutível tecnicamente.
  • Realizar um diagnóstico discursivo das últimas tendências de utilização de novos recursos aplicados à fotografia.
  • Conduzir a um pensamento crítico em relação ao que se vê hoje de fotografia enquanto discurso artístico.
  • Ampliar e enriquecer a visão dos participantes quanto à utilização das imagens capturadas do mundo real.
  • Estimular uma criação própria de cada participante, levando-se em conta a utilização dos diversos conceitos da fotografia.

Formulário