BOCA AMORDAÇADA

BOCA AMORDAÇADA

Processo de criação teatral articulando dramaturgia feminina e ativismo em cena

Artistas/pesquisadoras: Vanéssia Gomes, Herê Aquino, Vera Araujo, Juliana Santana e Isabele Teixeira.

A pesquisa de criação teatral busca articular elementos que integrem atuação, dramaturgia e espaço urbano para composições cênicas. Buscamos vivenciar um processo artístico que dispare pensamentos, performances e cenas teatrais destacando a arte pública, o ativismo, as comunidades temporárias, o feminismo, a política, o teatro de invasão e a teatralidade. Nosso norte são questões relacionadas ao teatro latino-americano.

Tutora:

Ana Correa – Tutora do projeto “Boca Amordaçada”, de Vanéssia Gomes, Herê Aquino, Vera Araújo, Juliana Santana e Isabele Teixeira 

É atriz, professora e diretora. Desde 1979 é membro do Grupo Cultural Yuyachkani. Em 2012 foi nomeado Personalidade da Cultura Mérito, reconhecimento dado pelo Ministério da Cultura. Bacharel em Educação pela Universidade Ricardo Palma. Professora de Educação Artística com especialização em Artes Cênicas pela Escola Nacional de Arte Dramática. Professora na Escola de Artes Cênicas na Universidad Católica (PUCP). Instrutora de artes marciais e Tai chi (S’HUAN FA). Seu solo “Rosa Cuchillo” (2000) tornou-se um símbolo da luta e defesa dos direitos humanos no Peru e foi visto por milhares de espectadores em quase todas as províncias do Peru e países da América e da Europa . Também desenvolveu outras demonstrações: “Rosa Cuchillo el desmontaje”, “Una actriz se Prepara”, “La Rebelión de los Objetos” e “La relación de las artes marciales y el teatro”.