Escola de Formação e Criação do Ceará

pina-bausch_foto-peter-lindbergh

Bailarino Daphnis Kokkinos, da companhia de Pina Bausch, realiza residência artística na programação de férias do Porto Iracema das Artes

pina baush capa site 1

Ação é realizada pelo Porto Iracema e a Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar e a Vila das Artes. Com o tema “10 anos sem Pina”, residência será de 23 de julho a 3 de agosto. Inscrições gratuitas de 1º a 12 de julho.

O Porto Iracema das Artes abre inscrições, a partir desta segunda-feira, 1º de julho, para residência artística com o grego Daphnis Kokkinos, bailarino e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Intitulada “10 anos sem Pina”, a ação é uma homenagem à coreógrafa Pina Bausch e será ministrada pelo único artista presente em todas as obras da Companhia e que esteve junto da alemã em suas últimas criações. A atividade, que compõe a programação de férias da Escola, é gratuita e voltada a bailarinos profissionais ou estudantes de dança. As inscrições seguem até 12 de julho, por meio de formulário de inscrição disponível AQUI. A residência acontecerá de 23 de julho a 3 de agosto, das 14h às 20h, uma semana no TJA e outra no Porto.

Realização do Porto Iracema das Artes, por meio dos Laboratórios de Dança e de Teatro, e da Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar e a Vila das Artes, a programação celebra o legado da coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé que ficou conhecida principalmente por contar histórias enquanto dançava.

Ao final das duas semanas de residência, será realizada uma abertura de processo como desdobramento da ação e o trabalho será incluído na programação oficial da XII Bienal Internacional de Dança do Ceará 2019, que acontecerá em outubro. Nos meses de setembro e primeira quinzena de outubro, os participantes terão encontros a serem marcados posteriormente para os ensaios do trabalho.

SELEÇÃO

Voltada para bailarinos profissionais ou estudantes, a residência terá 20 participantes selecionados a partir de análise curricular. O resultado será divulgado no site do Porto, no dia 17 de julho. A primeira semana de aulas, de 23 a 27 de julho, será realizada no Theatro José de Alencar. E a segunda, de 29 de julho a 3 de agosto, no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema, o CENA 15, sempre das 14h às 20h.

Ao se inscreverem, os artistas assumem que estarão disponíveis para todo o período e horários da residência, assim como para realização das duas aberturas de processo previstas. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

SOBRE A RESIDÊNCIA

Daphnis Kokkinos começa com um treinamento de dança moderna inspirado em Hans Zullig (Companhia Kurt Jooss) e Alfredo Corvino (Juilliard School). Uma sequência de movimentos servirá como base para inspirar os dançarinos a encontrarem seus próprios movimentos. A partir de perguntas e situações, os bailarinos poderão reagir e criar movimentos que pertencem unicamente a eles, livres para explorar seus sentimentos mais íntimos e transformá-los em dança e teatro. O coletivo chegará a uma caminhada conjunta que parte da procura do que nos move.

PALESTRA

Aproveitando a sua passagem pela cidade, Daphnis Kokkinos também realizará uma palestra na Escola Vila das Artes, no dia 22 de julho. Na ocasião, o bailarino falará sobre sua experiência de 26 anos na companhia Tanztheater Wuppertal.

SOBRE DAPHNIS KOKKINOS

O artista nasceu em 1965 na Grécia. Estudou na State School of Dance, em Atenas, Greek American Union e Young Theatre of Crete. Desde 1993 compõe o corpo de bailarinos da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch e, a partir de 2002, foi assistente da Pina Bausch. Continua a dirigir as obras nas quais trabalhou com a alemã.

PINA BAUSCH E TANZTHEATER WUPPERTAL

pina bausch foto peter lindbergh
Pina Bausch. Foo: Peter Lindbergh

Uma das mais importantes criadoras da dança no século XX, Pina Bausch foi precursora da dança-teatro, o Tanztheater, expressão que dá nome à sua companhia. Na pequena cidade de Wuppertal, as sementes foram plantadas para uma revolução que serviu para emancipar e redefinir a dança através do mundo. Pina fez da necessidade universal a chave do seu trabalho: o amor, a intimidade e a segurança emocional. Ao longo dos trinta e seis anos em que lapidou o trabalho da Tanztheater Wuppertal até sua morte em 2009, ela criou uma obra que lança um olhar único para a realidade.

Com a vontade de manter vivo o trabalho de Pina Bausch, a companhia Tanztheater Wuppertal continua viajando por todo o mundo, apresentando as mais de quarenta obras que foram criadas pela coreógrafa. Além disso, hoje, os bailarinos da companhia também disseminam as técnicas da mestra com oficinas e criações próprias inspiradas nos princípios e processos com ela experimentados.

SERVIÇO

O que: Bailarino Daphnis Kokkinos, da companhia de Pina Bausch, realiza residência artística na programação de férias do Porto Iracema das Artes

Quando:

23 a 27 de julho no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 – Centro)

29 de julho a 3 de agosto no CENA15 (R. José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema)

Horário: 14h às 20h

Inscrições: 1º a 12 de julho AQUI

Resultado: 17 de julho, no site do Porto

GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 01/07/2019