Escola de Formação e Criação do Ceará

Yuyachkani_Rosa Cuchillo (Pablo Delano) 47

Aula aberta e apresentação de “Rosa Cuchillo: el desmontaje” com Ana Correa

Na próxima terça-feira (14), às 15h, a atriz do grupo de teatro peruano Yuyachkani, Ana Correa, realiza uma apresentação de “Rosa Cuchillo: el desmontaje”, um dos espetáculos mais importantes do grupo, seguida de uma aula aberta sobre a obra. O evento será no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes, o CENA 15, e compõe a programação de aniversário de cinco anos da Escola. O acesso é gratuito e aberto ao público.

A mediação da aula ficará por conta de Vanéssia Gomes, do grupo cearense “Teatro de Caretas”, que está desenvolvendo pesquisa no Laboratório de Teatro do Porto este ano sobre o tema do feminicídio, com orientação de Ana Correa.

“Rosa Cuchillo: el desmontaje” é uma abertura de processo onde Ana Correa compartilha os elementos que atravessaram a criação de “Rosa Cuchillo”, montagem do Grupo Yuyachkani, com Ana Correa e direção de Miguel Rubio. A atriz vai compartilhar com o público o processo de investigação, as práticas, técnicas, dúvidas, heranças familiares e artísticas, testemunhos, aprendizado espiritual e energético, reflexões e pesquisas para a construção da obra que se tornou símbolo da defesa de direitos humanos no Peru.

SINOPSE do espetáculo

“Rosa Chuchillo” (2000) conta a história de Rosa, uma mulher que procura incansavelmente por seu filho desaparecido no meio da guerra com Sendero Luminoso. O espetáculo tornou-se um símbolo da luta e defesa dos direitos humanos no Peru e foi visto por milhares de espectadores em quase todas as províncias do Peru, países da América e da Europa.

Projeto “Boca Amordaçada”

Ana Correa é a tutora do projeto “Boca Amordaçada”, um dos selecionados para o Laboratório de Teatro do Porto em 2018. O projeto é um processo de criação teatral que articula dramaturgia feminina e ativismo em cena. A pesquisa envolve elementos que integrem atuação, dramaturgia e espaço urbano para composições cênicas, em forte relação com o teatro latino-americano. As artistas/pesquisadoras envolvidas na pesquisa são Vanéssia Gomes, Herê Aquino, Vera Araujo, Juliana Santana e Isabele Teixeira.

SERVIÇO

O que: “Aula aberta e apresentação de “Rosa Cuchillo: el desmontaje”

Quando: 14 de agosto, às 15h

Onde: CENA 15 (R. José Avelino, 495 – Praia de Iracema)

GRATUITO

 

Publicado em 08/08/2018