Aula aberta com Marcelo Evelin

No próximo dia 19 de julho, às 19h, acontece no Porto Iracema das Artes a aula aberta “O ser e estar móvel – percursos criativos de Marcelo Evelin”. A formação será ministrada pelo coreógrafo, pesquisador e intérprete Marcelo Evelin e terá a mediação da coreógrafa e bailarina, Clarice Lima. A aula acontecerá na sala de teatro da Escola.

A aula propõe uma partilha pública dialogada, na qual o o artista apresentará ao público suas criações e colaborações desenvolvidas no Brasil, América do Sul, África, Europa, Estados Unidos e Japão. Marcelo Evelin é o tutor do projeto “Cavalgada Selvagem”, de Thales Luz, Diogo Braga e Natália Coelho, um dos projetos selecionados para o Laboratório de Dança 2018.

Sobre Marcelo Evelin
Marcelo Evelin nasceu no Piauí, é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina e Amsterdam. Na Europa desde 1986, trabalha com dança tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos também envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos. Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, Estados Unidos, África, Japão, América do Sul e Brasil, para onde retornou em 2006 e desde então vem atuando também como gestor e curador, tendo implantado em Teresina, o Núcleo do Dirceu (2006-2013), um coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento para as Artes Performáticas Contemporâneas. Em março de 2016 abriu em Teresina, juntamente com a gestora cultural Regina Veloso, o CAMPO, um novo espaço para se pensar, fazer e difundir arte e disciplinas afins, e, como parte dele, o estúdio Demolition Incorporada.

Seus espetáculos Matadouro (2010) e De Repente Fica Tudo Preto de Gente (2012) foram apresentados em mais de 18 países. Com a participação de mais de 300 performers de diferentes nacionalidades, Batucada (2014), um “acontecimento performático”, segue este ano em difusão pelo Brasil e Chile. Dança Doente, sua mais recente criação, é inspirada no universo de Tatsumi Hijikata/JP–estreou em maio de 2017 em Bruxelas, com tour pela Europa, Brasil e Japão. Um nova obra está a caminho com estréia programada para maio de 2019: A Invenção da Maldade.

SERVIÇO

O quê: “Aula aberta com Marcelo Evelin”

Quando: 19 de julho, às 19h

Onde: Sala de Teatro do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

 

Publicado em 12/07/2018