Escola de Formação e Criação do Ceará

18446530_1037031796431416_41431562477064227_n

Audições do Porto Iracema das Artes agitam cena musical da cidade

portoiracemadasartes 18446530 1037031796431416 41431562477064227 n

 

Os shows dos 12 finalistas do Lab Música acontecem dias 17 e 18, quarta e quinta, no anfiteatro do Dragão
As audições para a escolha dos quatro projetos que vão fazer parte do Laboratório de Música 2017 da escola Porto Iracema das Artes serão realizadas nos dias 17 e 18 de maio, às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, com entrada gratuita e totalmente aberta ao público. Do rap ao jazz, da MPB à música experimental, os projetos que passaram pelo Laboratório de Música do Porto são uma mostra da vibrante cena musical da cidade.

Em sua quinta edição, o Laboratório de Música recebeu neste ano 102 inscrições, com 86 projetos deferidos, submetidos à avaliação da comissão de seleção formada pelo músico e pesquisador Cacá Machado; o jornalista e diretor musical Marcus Preto e pela produtora Ana Garcia. Eles selecionaram doze (12) projetos que se dividem em audições de duas noites no anfiteatro do Centro Dragão do Mar. Durante as audições, a comissão estará presente para avaliar e definir os quatro (04) projetos que farão parte desta edição do Laboratório de Música.

O anúncio dos selecionados será feito no dia 19 (sexta-feira), às 16h, no auditório do Porto Iracema. Na ocasião, será realizado um encontro com a Comissão de Seleção aberto ao público e com lotação sujeita a capacidade do espaço (60 lugares) por ordem de chagada.

Os projetos que se apresentarão nos dias 17 e 18 abrangem rock, música eletrônica e instrumental, jazz, MPB, hip hop e experimentações sonoras, que mostrarão suas performances em seis (06) shows por noite, conforme roteiro abaixo. O Laboratório de Música do Porto Iracema já está em sua quinta edição, e se consolida como um programa de formação bem sucedido, que firma-se a cada ano como propulsor de uma cena musical cuja marca é a diversidade de estilos.

Laboratórios de Criação

Os Laboratórios de Criação do Porto, além da música, também abrangem o teatro, a dança, as artes visuais e o audiovisual. Os “labs” são espaços de criação, experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais nessas linguagens e funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses.

No Lab. Música, já foram desenvolvidos projetos dos artistas Marco Fukuda, Jonata Doll, Banana Scrait, Lorena Nunes, Carlos Hardy, Soledad, Astronauta Marinho, Caio Castelo, Felipe de Paula, Marta Aurelia, Miguel Cordeiro, Grupo Murmurando, Ananias Gois, Erivan Produtos do Morro, Banda Rivera, Banda DanChá, Nayra Costa e Tocata Livre. Entre tutores que orientaram os projetos, participaram Kassin, Arrigo Barnabé, Davi Moraes, Beto Vilares, Gui Amabis, Tadeu Patolla, Eduardo BiD, Mario Adnet, Jorge Helder, Christiaan Oyens, Regis Damaceno, Gabriel Cruz, Alê Siqueira, Jr Tostói, Leo Ramos, Zé Nogueira, Liminha.

Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é o braço formativo e de criação cultural do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. O Porto Iracema das Artes tem como objetivo funcionar como um fértil porto de experiências estéticas, um ancoradouro de ideias e pensamento, um lugar de trocas e de partilhas simbólicas. Uma Escola de Formação e Criação de Cultura, que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um lugar de reflexão. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida.

 

PROGRAMAÇÃO DAS AUDIÇÕES

17 de maio (quarta-feira)

Orquestra Popular do Nordeste
Costura Fina – Makito Vieira
Banzo, a canção da saudade – Gustavo Portela
Jogos musicais – Práticas de Circlesongs, criação e improvisação vocal
Iracema Som Sistema – Daniel Peixoto
Doce Náufrago – Ilya

18 de maio (quinta-feira)

Ode ao mar atlântico – Eric Barbosa
Miss Jane- Traficada e Foragida
Brasis – Thiago Almeida
Na Raça
Procurando Kalu – PsicoTropical
Sila-Crvs A.O.A.

 

SERVIÇO:

Audições do Laboratório de Música 2017

Quando: 17 e 18 de maio, às 20h

Onde: Anfiteatro do Dragão do Março

Resultado das audições: 19 de maio

Entrada Gratuita

Resultado Final

Encontro com a Comissão de Seleção do Laboratório de Música e anúncio do resultado das audições.
Com Ana Garcia, Cacá Machado e Marcus Preto.
19 de maio (sexta-feira) às 16h